Luz, câmera, ação: os vídeos na educação em ciências e produção de saberes

Autores

  • Cristiane da Cunha Luna PPGECM/UFPel.
  • Maira Ferreira PPGECM/UFPel.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42333

Resumo

O trabalho refere-se à utilização das tecnologias digitais, mais especificamente ao uso de vídeos na educação em Ciências. A pesquisa foi realizada com alunos de uma escola pública municipal da cidade de Pelotas, em dois momentos: no âmbito do projeto Mais Educação (2012) e em um projeto de intervenção com turmas regulares de 8ª série (2013), visando analisar o perfil desses estudantes e a sua relação com as tecnologias, e suas aprendizagens ao assistirem ou produzirem vídeos em atividades de ensino. A pesquisa, com aproximações em pressupostos da pesquisa-ação, procurou analisar os discursos que instituem práticas envolvendo os estudantes em suas relações com a escola e com o mundo, a partir de teorizações de Foucault, Veen e Vrakking, e Hall, entre outros. Constituíram o corpus de análise os documentos oficiais, as respostas dos questionários (impressos e online) aplicados aos alunos, as postagens e as interações realizadas nos grupos 18A/2013 e 18B/2013, criados no Facebook e dados do diário de bordo, com registros das atividades desenvolvidas pelos estudantes nos projetos realizados. Entre as ações planejadas nos projetos de intervenção, os alunos assistiram a filmes, documentários e vídeos curtos sobre temas diversos e, concomitante a isso, produziram 14 vídeos de curta duração, também envolvendo temas diversos associados à área de Ciências. A realização do estudo mostrou que a exibição e a produção de vídeos podem ser uma boa estratégia para o ensino de Ciências, com desenvolvimento de aprendizagens – conceituais, procedimentais e atitudinais – por jovens que têm habilidades para lidar com as mídias e que fazem isso com bastante motivação e autonomia. Nesse sentido, o trabalho com vídeos na escola mostrou-se uma prática que pode contribuir para o envolvimento dos alunos com o objeto de estudo, auxiliando-os a serem sujeitos ativos de suas aprendizagens.

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Publicado

2016-07-15

Como Citar

LUNA, C. da C.; FERREIRA, M. Luz, câmera, ação: os vídeos na educação em ciências e produção de saberes. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 573–590, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42333. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42333. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

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