Educação inclusiva: dos documentos legais à realidade escolar

Autores

  • Suzi Lane Amadeu Gussi
  • Vanderley Flor da Rosa

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42330

Resumo

O presente estudo apresenta considerações a respeito da prática da educação inclusiva com o objetivo de buscar compreender os fatores presentes no cotidiano das pessoas com deficiência nas áreas auditiva, física, intelectual e visual, a partir das categorias de educação, trabalho, autonomia e independência. Para tanto, utilizou-se a pesquisa analítica, interpretativa, bibliográfica e de campo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com um grupo de pessoas com deficiência residentes em uma cidade do Norte do Paraná. Os referenciais principais foram os documentos sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Constatou-se que a inclusão social e escolar é um processo não consolidado, lento e gradativo, evidenciando a existência de preconceitos tanto na sociedade como na escola. Com base nos resultados desse estudo pretende-se gerar um produto educacional com vistas à instrumentalização da escola e do professor, visando dar subsídios para a construção de novas/outras lógicas de ensino inclusivo, prática que tem desafiado os espaços escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzi Lane Amadeu Gussi

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Vanderley Flor da Rosa

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

AMADEU GUSSI, S. L.; ROSA, V. F. da. Educação inclusiva: dos documentos legais à realidade escolar. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 547–553, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42330. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42330. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Outros Artigos