Estágio transdisciplinar: outra formação, outra educação, outro ensino, outra aprendizagem

  • Lindalva Pessoni Santos UEG-Câmpus Inhumas.
  • Cláudia do Nascimento UEG – Câmpus – Inhumas.
  • Marilza Vanessa Rosa Suanno Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG.

Resumo

Neste artigo, propõe-se apresentar e refletir a proposta de Estágio Curricular Supervisionado do 7º e 8º períodos, do Curso de Pedagogia, UEG, Câmpus Inhumas, desenvolvida nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Estadual de Tempo Integral João Lobo Filho em 2013, 2014 e 2015. A Proposta está alicerçada no novo paradigma educativo emergente, baseado na transdisciplinaridade, pensamento complexo e sustentabilidade. Um dos movimentos da Proposta de Estágio é religar sujeito e objeto, conhecimento científico e senso comum, professor e aluno, indivíduo e meio, parte e o todo, o local e o global, entre outros. A visão dicotomizada desses elementos ignora a inteireza humana que, no ato de viver, não parcela e nem hierarquiza as dimensões que a constitui: a física, a social, a cultural, a psíquica, a espiritual, que se converge em uma unidade dinâmica. Contrapondo essa lógica fragmentada e excludente, o que se pretende apresentar neste artigo, é a elaboração e materialização de práticas educativas transdisciplinares desenvolvida no estágio; são três projetos que propõem viabilizar a criação e realização de práticas pedagógicas integradoras vinculadas à dinâmica complexa da vida. A interlocução foi feita com Moraes (1994, 2008, 2014); Morin (1996, 2000); Suanno (2014, 2015), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lindalva Pessoni Santos, UEG-Câmpus Inhumas.
Professora de Atividade de Orientação e Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil; Professora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação e Linguagem, Cultura e Ensino (UEG-Câmpus Inhumas); coordenadora da E.E.T.I João Lobo Filho (2011 a 2015).
Cláudia do Nascimento, UEG – Câmpus – Inhumas.
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG – Câmpus – Inhumas.
Marilza Vanessa Rosa Suanno, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG.
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG. Professora da disciplina Estágio Supervisionado em Docência nos anos iniciais do ensino fundamental – UEG/Câmpus Inhumas (2010- 2015).
Publicado
15-07-2016
Como Citar
Santos, L. P., Nascimento, C. do, & Rosa Suanno, M. V. (2016). Estágio transdisciplinar: outra formação, outra educação, outro ensino, outra aprendizagem. Revista Polyphonía, 27(1), 455-474. https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42324
Seção
Dossiê Escolas Criativas