Transdisciplinaridade e educação física escolar: re?flexões para o desenvolvimento humano

Autores

  • Marcos Vinícius Guimarães de Paula Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pelo Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
  • João Henrique Suanno MIELT/UEG.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42323

Resumo

Esse trabalho discute a educação escolar a partir da transdisciplinaridade, destacando suas contribuições para despertar as consciências dos aprendizes, permitindo-lhes atingir novos níveis de realidade e percepção para a vida. Reflete a respeito da relevância da transdisciplinaridade na formação humana do ser aprendente. O trabalho também problematiza a disciplina de Educação Física Escolar sob o olhar da transdisciplinaridade, afim de colaborar na formação de seres que exerçam uma cidadania planetária, sendo conscientes de suas ações no mundo e sensíveis à vida. Além disso, apresenta a pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de um estudo de caso sobre as práticas pedagógicas dos professores do Grupo de Estudos em Educação Física Escolar da rede municipal de ensino de Anápolis-Go (GETEFE). Na pesquisa em destaque, os dados foram coletados por meio de um questionário de auto-percepção e pelas observações das aulas dos professores envolvidos. No total, foram observadas trinta e seis aulas durante os meses de Março, Abril e Maio do ano de 2015. Em relação aos resultados, foi verificado que as práticas pedagógicas dos professores do Grupo GETEFE se aproximaram da proposta da transdisciplinaridade, visto que abarcaram as categorias de análise da pesquisa descritas por Moraes (2010), que são: a contextualização, a criatividade, a dialogicidade, a subjetividade, a flexibilidade, a ecologia da ação, a cooperação, a multireferencialidade, a afetividade e a diversidade. Sendo assim, observou-se que as ações pedagógicas dos professores do GETEFE contribuem para o desenvolvimento humano do aprendiz. Deste modo, o trabalho vislumbra e defende uma Educação Física Escolar que coopere para humanescer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinícius Guimarães de Paula, Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pelo Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pelo Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), orientado pelo prof. Dr. João Henrique Suanno. Bolsista CAPES/ FAPEG, edital n 06/2014.

João Henrique Suanno, MIELT/UEG.

Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB/DF. Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona – UB/ES. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO. Psicólogo – PUC/GO. Psicopedagogo – PUC/ GO. Professor titular da Universidade Estadual de Goiás. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - MIELT/UEG. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC. Membro do Grupo de Pesquisa Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - ECOTRANSD/CNPq.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

GUIMARÃES DE PAULA, M. V.; SUANNO, J. H. Transdisciplinaridade e educação física escolar: re?flexões para o desenvolvimento humano. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 437–453, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42323. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42323. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Escolas Criativas