Atuações educativas de êxito em Goiânia-GO: contribuições à educação básica por meio do PIBID

  • Keila Matida de Melo Universidade Federal de Goiás.
  • Maria de Fátima Teixeira Barreto Universidade Federal de Goiás.
  • Vanessa Gabassa Universidade Federal de Goiás.

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais do desenvolvimento de atuações educativas de êxito na cidade de Goiânia, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Tais atuações são práticas referendadas pela comunidade científica internacional, indicadas na organização da proposta Comunidades de Aprendizagem, que são desenvolvidas em escolas. O que se apresenta no texto são indicativos do impacto dessas atuações em duas escolas da rede municipal de Goiânia, sob a ótica de bolsistas do programa Pibid (estudantes da Pedagogia e professoras da educação básica), e também de crianças, tendo como referência a aprendizagem dos estudantes das escolas envolvidas. A partir de princípios da Metodologia Comunicativa Crítica, o estudo apresenta dados levantados a partir de registros do acompanhamento do programa e de entrevistas realizadas com crianças e professoras das escolas. Os dados revelam que as atuações são vistas como positivas pelos sujeitos envolvidos, embora haja críticas e problematizações quanto a algumas dinâmicas e formatos, assim como com relação à dificuldade de desenvolvimento pleno das atividades. A análise aponta para uma inovação no que diz respeito à junção da aprendizagem instrumental com a vivência do diálogo na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Matida de Melo, Universidade Federal de Goiás.
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Professora adjunto da Universidade Federal de Goiás.
Maria de Fátima Teixeira Barreto, Universidade Federal de Goiás.
Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás – UFG.
Vanessa Gabassa, Universidade Federal de Goiás.
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás – UFG.
Publicado
15-07-2016
Como Citar
Melo, K. M. de, Teixeira Barreto, M. de F., & Gabassa, V. (2016). Atuações educativas de êxito em Goiânia-GO: contribuições à educação básica por meio do PIBID. Revista Polyphonía, 27(1), 415-436. https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42322
Seção
Dossiê Escolas Criativas