Escolas Criativas: experiências transformadoras potencializadas na interação do Ensino Superior com a Educação Básica
Resumo
A interação entre o Ensino Superior e a Educação Básica é uma das condições valorizadas nos processos de avaliação dos cursos de graduação, especialmente nas licenciaturas, estimulando que as instituições universitárias ampliem a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Considerando a importância desse processo, este artigo tem como objetivo contextualizar o papel desempenhado pelas Escolas Criativas na interação entre o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave e redes municipais de ensino do sul de Santa Catarina (Brasil), destacando, nesse processo, escolas de referência no desenvolvimento de um ensino transdisciplinar e ecoformador. Para a realização do estudo, optou-se pela pesquisa documental e pelas abordagens qualitativa e quantitativa, condições que propiciaram a análise de projetos de extensão do Unibave e de Projetos Criativos Ecoformadores – PCE, elaborados por gestores e docentes a partir do desenvolvimento do Programa de Formação - Ação em Escolas Criativas, ofertado às secretarias municipais de educação, por meio de uma parceria entre o Unibave e as Redes Internacionais de Escolas Criativas – RIEC e RIEC Brasil. Os resultados indicam a ampliação do número de redes municipais que se vinculam ao programa e do número de PCE elaborados anualmente, consolidando um processo de aproximação do planejamento a perspectivas mais transdisciplinares e ecoformadoras, bem como a relevância de escolas que têm se transformado em referência por sua capacidade de transcender, recriar, valorizar e transformar.Downloads
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Publicado
15-07-2016
Como Citar
Zwierewicz, M., Somariva, J. F. G., Bianco, M., Debiasi, M., Cachoeira, R. D., Silva, M. C. da, Silveira, L., Veronezi Bratti, M. M., Schlickmann, M. M., Luareth Zanelato, D. S., Marioti, B., & Silva, R. Q. da. (2016). Escolas Criativas: experiências transformadoras potencializadas na interação do Ensino Superior com a Educação Básica. Revista Polyphonía, 27(1), 393-414. https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42320
Seção
Dossiê Escolas Criativas
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