(Com)viver em espaços de uma escola sustentável e criativa

Autores

  • Daniela Tomio Universidade Regional de Blumenau
  • Graciele Alice Carvalho Adriano Rede estadual de educação de Santa Catarina.
  • Vera Lúcia de Souza e Silva Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42318

Resumo

O atual contexto histórico social e ambiental requer atitudes formadoras na direção da criação de espaços educadores sustentáveis. Nesta direção, socializamos uma investigação em que objetivamos analisar como se organizam os espaços físicos de uma escola sustentável e criativa em busca de aprimoramento das relações sociais, culturais e com o ambiente natural. A pesquisa foi realizada na EBM Visconde Taunay, Blumenau (SC), escola sustentável e criativa, que em seu coletivo idealizou como projeto pedagógico ser uma Escola Sustentável e que foi certificada como Escola Criativa pela Rede Internacional de Escolas Criativas-RIEC. Para a coleta de dados utilizamos entrevistas formais com a Professora Supervisora do projeto e observação sistemática, documentada com registro fotográfico, a partir de visitas na escola. Para observação empregamos um roteiro com unidades de análise fundamentadas em autores que discutem espaços criativos de aprender na escola e espaços da Educação Ambiental no contexto escolar. As escolas sustentáveis criativas incitam nossas reflexões sobre o modo como as pessoas podem aprender se relacionando de forma ética com o ambiente, consigo e com o outro. Um habitat da escola, espaço que quando sustentável e criativo, integra a participação ativa dos estudantes, professores, gestão e pessoas da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Tomio, Universidade Regional de Blumenau

Professora na graduação e pós-graduação da Universidade Regional de Blumenau, na licenciatura e nos Programas de Pós-graduação Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) e Educação (PPGE). Membro da RIEC FURB.

Graciele Alice Carvalho Adriano, Rede estadual de educação de Santa Catarina.

Professora na rede estadual de educação de Santa Catarina, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau.

Vera Lúcia de Souza e Silva, Universidade Regional de Blumenau

Professora na graduação e pós-graduação da Universidade Regional de Blumenau, na licenciatura e no Programa de Pós-graduação Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM). Coordenadora da RIEC FURB.

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

TOMIO, D.; CARVALHO ADRIANO, G. A.; SOUZA E SILVA, V. L. de. (Com)viver em espaços de uma escola sustentável e criativa. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 367–391, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42318. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42318. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Escolas Criativas