Encantando com a poesia: uma experiência criativa na Escola Daniel Batista

  • Kênia Paulino de Queiroz Souza Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT.
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Resumo

As práticas pedagógicas contemporâneas no cenário educativo com uma visão ampliada e transformadora possibilitam ressignificações em suas vivências educacionais. Com esse olhar global, o presente relato de experiências objetiva polinizar ações que caracterizem práticas pedagógicas criativas, a partir dos projetos que norteiam o funcionamento dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado em educação ‘Práticas pedagógicas criativas: uma perspectiva transdisciplinar na escola do século XXI’ desenvolvida na Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista. A qual apresenta metodologicamente uma abordagem qualitativa exploratória, direcionada pelo estudo de caso. Na coleta de dados usou o questionário VADECRIE (Instrumento de valoração das práticas criativas da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC) e as técnicas de entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise de documentos (Projeto Político Pedagógico, Plano de Ação e projetos pedagógicos). De acordo com a análise parcial dos dados, a Escola Daniel Batista desenvolve uma variedade de ações diferenciadas e integradoras. A sua prática pedagógica a partir dos projetos e, principalmente, do ‘projeto Declamadores de poesia’ é realizada em equipe com espontaneidade, determinação, criatividade e com o reconhecimento da importância de seus objetivos educacionais estarem conectados com a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kênia Paulino de Queiroz Souza, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT.
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT.
Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins - UFT.
Doutora em Currículo e Educação pela PUC- SP. Professora do Mestrado em Educação e do Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins - UFT.
Publicado
15-07-2016
Como Citar
de Queiroz Souza, K. P., & Pinho, M. J. de. (2016). Encantando com a poesia: uma experiência criativa na Escola Daniel Batista. Revista Polyphonía, 27(1), 337-354. https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42305
Seção
Dossiê Escolas Criativas