Programa Intercultural e-Culturas e a manifestação das emoções interculturais na interação entre Ensino Superior e Educação Básica

Autores

  • Marlene Zwierewicz Centro Universitário Barriga Verde – Unibave (Santa Catarina/Brasil).
  • Antonio Pantoja Vallejo Universidade de Jaén – UJA (Jaén/Espanha).
  • Elcio Willemann Centro Universitário Barriga Verde – Unibave (Santa Catarina/Brasil).

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42302

Resumo

Viver em sociedades cada vez mais digitalizadas e migratoriamente dinâmicas traz para o âmbito das emoções uma versatilidade geográfica e temporal inédita, definindo novos contornos para a convivência humana. Nesse cenário, as emoções interculturais manifestam-se de forma diferenciada, estimulando a criação de alternativas educacionais que colaborem com seu manejo. Este artigo tem como objetivo sistematizar o Programa Intercultural e- Culturas, uma iniciativa criada pelo Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento Educativo da Orientação - IDEO - HUM 660, que pertencente ao Departamento de Pedagogia da Universidade de Jaén - UJA (Espanha). Organizado para estimular a interação entre estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, visando a valorização da diversidade étnico-cultural, o programa é dinamizado a partir da interação entre Ensino Superior e Educação Básica e já oportunizou o intercâmbio entre estudantes de diversos países, como Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Paraguai, Portugal e Reino Unido. Além de constituir-se em ação extensionista inédita, é também oportunidade para ressignificar o ensino e articular a pesquisa às demandas da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Zwierewicz, Centro Universitário Barriga Verde – Unibave (Santa Catarina/Brasil).

Professora do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave (Santa Catarina/Brasil).

Antonio Pantoja Vallejo, Universidade de Jaén – UJA (Jaén/Espanha).

Professor da Universidade de Jaén – UJA (Jaén/Espanha).

Elcio Willemann, Centro Universitário Barriga Verde – Unibave (Santa Catarina/Brasil).

Professor do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave (Santa Catarina/Brasil).

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

ZWIEREWICZ, M.; VALLEJO, A. P.; WILLEMANN, E. Programa Intercultural e-Culturas e a manifestação das emoções interculturais na interação entre Ensino Superior e Educação Básica. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 283–298, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i1.42302. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/42302. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Escolas Criativas