Escola Waldorfiana sob a óptica de uma pesquisa intertransdisciplinar

  • Ana Cristina Souza dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Helena Corrêa de Vasconcelos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Akiko Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Resumo

O presente trabalho foi resultado da pesquisa realizada em uma escola pública waldorfiana, situada na cidade de Nova Friburgo-RJ. O diálogo com esse espaço escolar inovador foi marcado por visitas, estudo de análise documentária e produção de textos, explicitando distintas dimensões dessa escola. O estudo teve como principal objeto temático a organização curricular integradora, Waldorfiana que, sob a óptica de uma pesquisa intertransdisciplinar, mantém a preocupação em produzir conhecimento dessa mesma natureza – com fundamentos oriundos da literatura e de uma realidade escolar específica, onde pulula o debate sobre a questão escolar do currículo. Neste texto buscou-se apresentar os caminhos da pesquisa, seu referencial teórico-metodológico, enfatizando as formulações teóricas de Edgar Morin, Ivor Goodson e Rudolf Steiner que sustentam a concepção de organização curricular na perspectiva teórica integrativa e integradora. Este documento procura também oferecer visibilidade às práticas desenvolvidas, em sintonia com o projeto waldorfiano que norteia essa escola, enquanto produto de observações vicárias lá efetuadas, trazendo primeiramente a visão geral do projeto político pedagógico das instituições e, posteriormente, concentra-se nas narrativas eleitas, oriundas de suas observações vicárias, afim de evidenciar a trajetória de uma escola waldorfiana, dando visibilidade a peculiaridades institucionais que lhe distingue da escola tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Souza dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Doutora em Química (2002). Mestre em Química Orgânica (1991) Graduada em Licenciatura em Ciências, Habilitação em Química. Professora Associada IV da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora do Mestrado Acadêmico em Educação Agrícola/UFRRJ. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática do Instituto de Educação da UFRRJ.
Helena Corrêa de Vasconcelos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia. Professora Adjunto 4 da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Akiko Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Mestre em Educação de Adultos pela Universidade Federal da Paraíba (1985). Graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade de Brasília (1969). Professora aposentada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Membro fundador do LEPTRANS – Laboratório de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares/UFRRJ.
Publicado
15-07-2016
Como Citar
Souza dos Santos, A. C., Vasconcelos, H. C. de, & Santos, A. (2016). Escola Waldorfiana sob a óptica de uma pesquisa intertransdisciplinar. Revista Polyphonía, 27(1), 243-258. https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42299
Seção
Dossiê Escolas Criativas