Pensamento ecoformador e transdisciplinar: em busca da legitimidade a partir do decálogo proposto para a área

  • Virgínia Ostroski Salles Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Eloiza Aparecida Avila de Matos Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Resumo

Este artigo, apresenta parte de uma pesquisa teórico reflexiva, que tem como proposta desenvolver reflexões sobre a Ecoformação e Transdisciplinaridade, tendo como subsídio o “Decálogo da Transdisciplinaridade e Ecoformação”, organizado por pesquisadores da área (2007), na cidade de Barcelona (Espanha). Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de fortalecer nossa perspectiva como cidadãos planetários e construir uma nova cidadania, evidenciando caminhos para a sustentabilidade do planeta. A pesquisa, tem sua base no pensamento complexo, detidamente nos estudos de Edgar Morin, procurando as aproximações entre a complexidade, a transdisciplinaridade e a Ecoformação, de maneira integradas e complementares. Neste artigo esta aproximação temática se dará pela via da análise do “Decálogo” proposto como elemento central.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Ostroski Salles, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Docente da Educação Básica, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Eloiza Aparecida Avila de Matos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP.
Publicado
15-07-2016
Como Citar
Salles, V. O., & Avila de Matos, E. A. (2016). Pensamento ecoformador e transdisciplinar: em busca da legitimidade a partir do decálogo proposto para a área. Revista Polyphonía, 27(1), 209-219. https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42296
Seção
Dossiê Escolas Criativas