Princípios transdisciplinares do programa geração da paz: pontos de partida para extensão, pesquisa e formação

  • Rosamaria de Medeiros Arnt Universidade Estadual do Ceará
  • Paula Pereira Scherre Grupo de pesquisa ECOTRANSD.

Resumo

Neste trabalho apresentamos as reflexões e sistematizações sobre princípios do Programa Geração da Paz, da pró-reitoria de extensão da Universidade Estadual do Ceará/Brasil, em realização desde 2010, que visa a formação de educadores para a Cidadania e para a Paz. Entendemos princípios como pontos de partida, que se relacionam de forma dinâmica, aberta e processual, permitindo o surgimento de arranjos inovadores, por considerarem a complexidade e a multirreferencialidade da realidade e a multidimensionalidade humana. Identificamos como princípios transdisciplinares: abertura, escuta, diálogo, flexibilidade, partilha e auto-organização. Conceituando-os, apresentamos como foram vivenciados na coordenação e nas formações e como repercutem nas práticas profissionais dos educadores participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosamaria de Medeiros Arnt, Universidade Estadual do Ceará
Professora da Universidade Estadual do Ceará/Grupo de pesquisa ECOTRANSD – Ecologia dos saberes, Transdisciplinaridade e Educação.
Paula Pereira Scherre, Grupo de pesquisa ECOTRANSD.
Grupo de pesquisa ECOTRANSD – Ecologia dos saberes, Transdisciplinaridade e Educação.
Publicado
15-07-2016
Como Citar
Arnt, R. de M., & Scherre, P. P. (2016). Princípios transdisciplinares do programa geração da paz: pontos de partida para extensão, pesquisa e formação. Revista Polyphonía, 27(1), 193-208. https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42295
Seção
Dossiê Escolas Criativas