Mãos de Vida na prática educativa: a Roda da Saúde no Circulo Transdisciplinar de Saúde Integral

  • Maria Glória Dittrich Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (SC/Brasil).
  • Vanderlea Meller Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (SC/Brasil).
  • Claiza Barretta Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (SC/Brasil).
  • Maria Carolina Ulrich Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (SC/Brasil).

Resumo

O artigo apresenta práticas educativas efetivadas a partir da tecnologia social nomeada Círculo Transdisciplinar de Saúde Integral – CiTranSI - desenvolvida pelo projeto de extensão “Mãos de Vida”, da UNIVALI, em Itajaí - SC. O projeto promove educação em saúde, estabelecendo ação transdisciplinar, em prol do fortalecimento da condição humana para a cidadania, com 20 jovens em vulnerabilidade social, que frequentam o espaço educativo Lar da Juventude de Assistência e Educação - Parque Dom Bosco, às sextas-feiras. São realizadas oficinas criativas dentro da transdisciplinaridade e ecoformação. A proposta educativa mobiliza um trabalho de fortalecimento e qualificação da atuação docente e discente universitário, para práticas que valorizam e efetivam ações educativas que consideram a complexidade do conhecimento, criativas e humanizadas, em diferentes especificidades nas áreas das ciências humanas e da saúde, permeadas pelas ciências da vida. Os resultados apresentam ampliação da interconexão de saberes, de diálogos, da ética nas aprendizagens de respeito no encontro com o outro, da reflexão e tomada de consciência sobre o cuidado de si e da natureza, com sentido para um viver saudável, bem como, o fortalecimento do foco de atenção na reflexão e reconhecimento da condição humana e de vínculos afetivos nas relações estabelecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Glória Dittrich, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (SC/Brasil).
Professora, Pesquisadora do Programa de Mestrado de Gestão de Políticas Públicas e do Curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (SC/Brasil). Coordenadora do Projeto de Extensão “Mãos de Vida” da UNIVALI.
Vanderlea Meller, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (SC/Brasil).
Professora do curso de Educação Física da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (SC/Brasil). Integrante do Projeto de Extensão “Mãos de Vida” da UNIVALI.
Claiza Barretta, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (SC/Brasil).
Professora do curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (SC/Brasil). Integrante do Projeto de Extensão “Mãos de Vida” da UNIVALI.
Maria Carolina Ulrich, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (SC/Brasil).
Acadêmica de Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (SC/Brasil). Integrante do Projeto de Extensão “Mãos de Vida” da UNIVALI.
Publicado
15-07-2016
Como Citar
Dittrich, M. G., Meller, V., Barretta, C., & Ulrich, M. C. (2016). Mãos de Vida na prática educativa: a Roda da Saúde no Circulo Transdisciplinar de Saúde Integral. Revista Polyphonía, 27(1), 173-191. https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42294
Seção
Dossiê Escolas Criativas