Mãos de Vida na prática educativa: a Roda da Saúde no Circulo Transdisciplinar de Saúde Integral
Resumo
O artigo apresenta práticas educativas efetivadas a partir da tecnologia social nomeada Círculo Transdisciplinar de Saúde Integral – CiTranSI - desenvolvida pelo projeto de extensão “Mãos de Vida”, da UNIVALI, em Itajaí - SC. O projeto promove educação em saúde, estabelecendo ação transdisciplinar, em prol do fortalecimento da condição humana para a cidadania, com 20 jovens em vulnerabilidade social, que frequentam o espaço educativo Lar da Juventude de Assistência e Educação - Parque Dom Bosco, às sextas-feiras. São realizadas oficinas criativas dentro da transdisciplinaridade e ecoformação. A proposta educativa mobiliza um trabalho de fortalecimento e qualificação da atuação docente e discente universitário, para práticas que valorizam e efetivam ações educativas que consideram a complexidade do conhecimento, criativas e humanizadas, em diferentes especificidades nas áreas das ciências humanas e da saúde, permeadas pelas ciências da vida. Os resultados apresentam ampliação da interconexão de saberes, de diálogos, da ética nas aprendizagens de respeito no encontro com o outro, da reflexão e tomada de consciência sobre o cuidado de si e da natureza, com sentido para um viver saudável, bem como, o fortalecimento do foco de atenção na reflexão e reconhecimento da condição humana e de vínculos afetivos nas relações estabelecidas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
15-07-2016
Como Citar
Dittrich, M. G., Meller, V., Barretta, C., & Ulrich, M. C. (2016). Mãos de Vida na prática educativa: a Roda da Saúde no Circulo Transdisciplinar de Saúde Integral. Revista Polyphonía, 27(1), 173-191. https://doi.org/10.5216/rp.v27i1.42294
Seção
Dossiê Escolas Criativas
Política de direitos autorais (acesso livre).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).