Disponibilização de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem: o uso do Moodle na disciplina de biologia

  • Eziquiel Martiniano
  • Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha

Resumo

Esta pesquisa investiga como as unidades didáticas interativas de Biologia, desenvolvidas por meio da Plataforma Moodle, podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é analisar e avaliar metodologicamente um produto educacional elaborado e aplicado mediante uma unidade didática de Biologia para estudantes de Magistério do Ensino Médio, em uma escola pública do Norte do Paraná. O Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) apresenta-se, como um recurso inédito na Educação Básica Pública do Estado do Paraná, pois a Secretaria de Educação deste Estado não disponibiliza tal recurso aos estudantes. Acredita-se que o AVEA, quando produzido e disponibilizado, aplicando uma unidade didática bem planejada, poderá viabilizar um recurso capaz de promover o conhecimento. O referencial teórico-metodológico pautou-se no ensino de ciências sob a perspectiva da Pedagogia Históricocrítica abordada pelos autores Gasparin e Saviani. Por este enfoque é possível considerar a aprendizagem dos conteúdos, seguindo os cinco passos: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final, utilizando o planejamento da unidade didática. Para a tomada de dados utilizou-se a aplicação do produto educacional referente ao conteúdo célula da unidade didática de Biologia, a descrição dos procedimentos de disponibilização do AVEA, a navegação nesse ambiente e a avaliação dos conteúdos desenvolvidos. Qualitativa, a pesquisa de campo foi utilizada na obtenção de avanços e limites do produto educacional quanto ao conteúdo abordado e a funcionalidade da plataforma Moodle. Os resultados revelam a viabilidade desse recurso tecnológico no sentido de promover uma aprendizagem interativa, que pode ser viabilizada mediante a elaboração e disponibilização da unidade didática interativa, o produto educacional aplicado, no sentido de subsidiar o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eziquiel Martiniano
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.
Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.
Publicado
26-10-2015
Como Citar
Martiniano, E., & Rocha, Z. de F. D. C. (2015). Disponibilização de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem: o uso do Moodle na disciplina de biologia. Revista Polyphonía, 26(2), 307-312. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/38324