O laboratório de ensino de matemática para a formação inicial de professores de matemática na modalidade à distância

  • Renata Lourinho da Silva
  • Osvaldo dos Santos Barros

Resumo

O presente trabalho trata do desenvolvimento da proposta de dissertação de mestrado em docência em educação matemática, que surgiu de uma experiência realizada no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), da Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo Cametá, estado PA, no decorrer das tutorias da disciplina de estágio supervisionado II, com alunos do curso de licenciatura em matemática modalidade à distância. O LEM foi criado no ano de 2013, mas ainda é pouco explorado na formação inicial do professor de matemática. Por este fato, tentaremos responder à seguinte questão: Como o laboratório de matemática contribui com a formação de professores na educação a distância? O objetivo deste trabalho é a criação de oficinas, para orientar os futuros professores de matemática a construírem materiais alternativos, a partir dos recursos do LEM, e aplicá-los com os alunos da educação básica, durante a regência da disciplina estágio IV. Para o desenvolvimento de nossas observações, usaremos como referencial teórico: a educação matemática e suas tendências. Destacamos, também, a organização de alguns jogos (geoplano, régua de cuisinere, figuras espaciais), para trabalhar diferentes conceitos e conteúdos matemáticos, nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Os sujeitos participantes das oficinas serão os graduandos, da turma UAB/2011. Além disso, a pesquisa será qualitativa, com análises das entrevistas, a serem realizadas com os coordenadores responsáveis pelo LEM, de outras universidades públicas, fazendo-se as observações necessárias, acerca da importância do LEM, para a construção de melhores práticas de ensino e aprendizagem de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Lourinho da Silva
Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará.
Osvaldo dos Santos Barros
Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará.
Publicado
26-10-2015
Como Citar
Silva, R. L. da, & Barros, O. dos S. (2015). O laboratório de ensino de matemática para a formação inicial de professores de matemática na modalidade à distância. Revista Polyphonía, 26(2), 293-298. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/38321