Escolas, práticas educativas e projetos pedagógicos: pesquisas da Rede Internacional de Escolas Criativas

  • Marilza Vanessa Rosa Suanno Universidade Estadual de Goiás.
  • João Henrique Suanno Universidade Estadual de Goiás.
  • Maria José de Pinho
  • Marlene Zwierewicz Senac.
  • Vera Lucia de Souza e Silva Universidade Regional de Blumenau.
  • Patricia Limaverde Universidade Estadual do Ceará.

Resumo

A Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) tem por objetivo investigar, reconhecer e difundir o potencial criativo e inovador de escolas e professores e, assim, contribuir para a socialização e intercâmbio de projetos e processos institucionais criativos, transformadores e construídos coletivamente, frutos de uma nova consciência nutrida por uma cultura de mudança, transformadora de práticas educativas e da sociedade. Almejamos criar uma rede de escolas e instituições que possa intercambiar entre si, criando, de tal modo, uma consciência coletiva de mudança na educação a partir de centros pioneiros, inovadores e criativos. Dessa forma, pretende-se construir as bases para a reforma do pensamento a partir do diálogo entre o saber pedagógico, práticas, experiências docentes, gestão democrática e participativa das escolas criativas e a educação complexa inter/transdisciplinar. Pretende-se, também, que a divulgação de projetos criativos e escolas com trajetória inovadora possam servir de referência para outras escolas atingirem desejadas melhorias nos projetos e práticas educativas, nos valores e relações humanas. Saber mais sobre os processos de transformação das instituições, suas dificuldades e as formas de superá-las é um convite para pensarmos juntos propostas plurais que valorizem a diversidade, o multiculturalismo e potencial humano. Para tanto, a RIEC investiga, hoje, escolas nos Estados de Goiás, Santa Catarina e Tocantins. Este texto tem como escopo principal a exposição das pesquisas, que ora se desenrolam, em diversos estágios de investigação com base nos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Estadual de Goiás (UEG); Universidade Federal de Goiás (UFG); Universidade Federal do Tocantins (UFT); Centro Universitário Barriga Verde (Unibave); Universidade Regional de Blumenau (FURB); e Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Estadual de Goiás.
Professora da Universidade Estadual de Goiás - UEG e da Universidade Federal de Goiás - UFG. Membro da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes: uma comunidade de conhecimento para uma nova consciência (RIES Coord. UCB/Brasil e UB/Espanha) e da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha).
João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás.
Professor da Universidade Estadual de Goiás UEG, desde o ano de 1996, dos cursos de Educação Física e Fisioterapia. Professor e Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias – MIELT/UEG.
Maria José de Pinho
Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha).
Marlene Zwierewicz, Senac.
Pró-Reitora de Ensino de Graduação e professora de Metodologia Científica do Unibave. Professora do Senac. Coordenadora da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC – Brasil. Coordenadora da Rede Internacional e-Culturas no Brasil.
Vera Lucia de Souza e Silva, Universidade Regional de Blumenau.
Professora titular na graduação e pós-graduação da Universidade Regional de Blumenau, em cursos de licenciatura e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática-PPGECIM.
Patricia Limaverde, Universidade Estadual do Ceará.
Professora da Universidade Estadual do Ceará. É coordenadora do sub-projeto Currículo Ecossistêmico do Grupo de pesquisa Ecologia dos Saberes, Transdisciplinaridade e Educação (ECOTRANSD - CNPq).
Publicado
26-10-2015
Como Citar
Suanno, M. V. R., Suanno, J. H., Pinho, M. J. de, Zwierewicz, M., Silva, V. L. de S. e, & Limaverde, P. (2015). Escolas, práticas educativas e projetos pedagógicos: pesquisas da Rede Internacional de Escolas Criativas. Revista Polyphonía, 26(2), 227-241. https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38315