Teatro-Fórum: sequência didática e livreto para o ensino de biologia
Resumo
Durante a minha atuação como docente de Biologia, observei como os educandos posicionavamse com a problemática dengue, pois não observava mudanças de postura dos educandos perante a prevenção. A insatisfação com esta realidade motivou-nos a desenvolver um projeto de pesquisa sobre problemática da Dengue. O objetivo do projeto foi desenvolver e avaliar uma proposta para o ensino de Biologia por meio do Teatro-Fórum de Augusto Boal e da educação problematizadora de Paulo Freire, como forma de estudar os conteúdos provenientes do universo temático dos educandos. Após a realização de todas as etapas da investigação temática, na região do bairro Moreninhas em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, produzimos materiais didáticos para o desenvolvimento dos conteúdos provenientes dos temas gerador Dengue e Saúde, levantados durante a investigação temática, que foram desdobrados em subtemas e em conteúdos, constituindo a proposta curricular para o ensino de Biologia para o 2º ano do ensino médio. Baseada nessa proposta curricular produzi uma sequência didática, utilizando o Teatro-Fórum como estratégia de ensino e aprendizagem, com temas baseados em problemas reais e relevantes para a comunidade. Este artigo é um recorte dessa investigação qualitativa e apresenta como resultado a participação dos educandos, nessa nova proposta educacional durante a realização da sequência didática, na produção de um livreto com nove peças baseadas no Teatro-Fórum. Esse livreto não se restringe apenas à sua produção, mas poderá servir como inspiração para a aplicação da proposta, com possibilidades de readaptar essas peças pelos educandos. A partir dessa experiência, concluí que o Teatro-Fórum é favorável para ser usado como um recurso didático, pois efetivamente contribuiu para provocar mudanças na forma de estudar e apreender os conteúdos a partir dos problemas da comunidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
26-10-2015
Como Citar
Silva, W. M. da, & Gobara, S. T. (2015). Teatro-Fórum: sequência didática e livreto para o ensino de biologia. Revista Polyphonía, 26(2), 171-185. https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38309
Edição
Seção
Artigos
Política de direitos autorais (acesso livre).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).