O papel da gestão escolar na implementação das políticas educacionais: o PIBID como foco de análise

Autores

  • Ivonice Mendes de Oliveira Guimarães
  • Luciene Lima de Assis Pires

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38308

Resumo

Este trabalho traz resultado de pesquisa que teve como objetivo a reflexão da teoria e da prática das políticas educacionais e da gestão da educação. Para tanto, analisou-se a formação inicial de professores tendo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) como foco do estudo. Como resultado, foram propostas situações que pudessem colaborar para a aplicabilidade e o desenvolvimento do Pibid entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas da educação básica, tendo por pretensão proporcionar um pensar didático pedagógico quanto aos objetivos do Pibid e quanto às atribuições de cada participante, uma vez que o foco principal é a formação do futuro docente, que é o aluno bolsista das instituições de ensino superior dos cursos de licenciatura, de modo que possam interagir com alunos e professores, num ambiente educacional, entrelaçando, cada vez mais, seus conhecimentos quanto à sua formação docente, pois, de acordo com Freire, a docência e a discência se explicam. Assim, alunos e bolsistas devem possuir uma interligação, contribuindo para que o Pibid cresça e se fortaleça, tendo o professor regente como auxiliar neste processo de parceria. Esta pesquisa teve, portanto, a intenção de fortalecer os laços entre as unidades parceiras, para que, cada vez mais, o licenciando das instituições de ensino superior que optam pela docência sejam subsidiados por uma política pública educacional que vise proporcionar a melhoria no seu processo de aprendizagem, quanto à sua formação como futuro professor das escolas de educação básica e, com isso, melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos que nelas estão inseridos. Para esta pesquisa optou-se por realizar um estudo pautado na pesquisa-ação, tendo como coleta de dados o questionário, para se estudar a respeito da gestão educacional e sua relação à implementação do Pibid.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivonice Mendes de Oliveira Guimarães

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí.

Luciene Lima de Assis Pires

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí.

Downloads

Publicado

2015-10-26

Como Citar

GUIMARÃES, I. M. de O.; PIRES, L. L. de A. O papel da gestão escolar na implementação das políticas educacionais: o PIBID como foco de análise. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 159–169, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i2.38308. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38308. Acesso em: 28 mar. 2024.