Aplicação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para introdução dos conteúdos de química e biologia no ensino médio

Autores

  • Sthefen Fernando Andrade Da Ronch
  • Alana Neto Zoch
  • Aline Locatelli

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38306

Resumo

A teoria de aprendizagem significativa (TAS) de Ausubel coloca que algumas condições são fundamentais para que a aprendizagem ocorra, entre elas destacam-se aqui duas: uma é a de que o material a ser aprendido seja potencialmente significativo e a outra é que o aprendiz manifeste disposição positiva para aprender. As Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) são sequências de ensino fundamentadas na TAS que visam atuar como facilitadora da aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho foi relatar parte de uma pesquisa desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma escola estadual de Passo Fundo. Esta visou desenvolver e aplicar uma UEPS para introduzir de forma interdisciplinar o tema Nutrição, selecionado pela escola-alvo. A partir deste tema os professores escolheram como alimento foco o leite e construíram um mapa conceitual (MC), de maneira a terem um panorama dos aspectos e conteúdos a abordar. Nesta etapa da pesquisa foi construída a UEPS envolvendo os conteúdos iniciais da serie e, também, um material de apoio para os alunos. Os organizadores prévios empregados foram um vídeo sobre produção leiteira e reportagens que tratavam de assuntos relacionados ao leite, em especial os nutricionais. Emergiram desta etapa as principais classes bioquímicas (carboidratos, vitaminas etc.) as quais serviram de base para enfocar os conceitos básicos na etapa introdutória da química orgânica como as representações estruturais. A avaliação foi realizada ao longo da intervenção didática por meio da observação dos questionamentos feitos pelos alunos e envolvimento nas atividades e ao final, com a construção de um MC. Pode-se observar que os alunos interagiram bem com as atividades que discutiram situações do contexto. Nos MC, no geral, observou-se a construção de relações entre conceitos bioquímicos de modo interdisciplinar. A partir da análise das atividades de sistematização, evidenciou-se a aprendizagem dos conceitos desenvolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sthefen Fernando Andrade Da Ronch

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Passo Fundo.

Alana Neto Zoch

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Passo Fundo.

Aline Locatelli

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2015-10-26

Como Citar

RONCH, S. F. A. D.; ZOCH, A. N.; LOCATELLI, A. Aplicação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para introdução dos conteúdos de química e biologia no ensino médio. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 2, p. 129–142, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i2.38306. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38306. Acesso em: 28 mar. 2024.