A leitura científica como recurso didático para a aprendizagem significativa no estudo da física

  • Andréia Hornes
  • Sandro Aparecido dos Santos

Resumo

Através do estudo da Física podemos contemplar muitas aplicações cotidianas que facilitam a compreensão desta ciência. No entanto, percebemos que ainda existe uma aversão ao seu estudo por parte dos alunos do ensino médio. Ao deparar-se com inúmeras fórmulas e cálculos, o aluno percebe a Física como uma versão mais complicada da matemática. Isso ocorre principalmente por falta de informação, de expressar as fórmulas de Física em termos práticos e comuns ao nosso dia a dia. Uma forma eficiente de se fazer essa relação é através da leitura, tanto de revistas e jornais, que trazem informações gerais e muito relevantes, como artigos mais complexos, que aprofundem mais os conceitos físicos. A metodologia de abordagem pela leitura possibilita que os textos possam ser utilizados como introdução ao novo assunto; como parte do desenvolvimento conceitual do tema abordado; como ilustração aplicativa dos conceitos; como complementação do assunto e também, como motivador da curiosidade, fundamental no ensino de ciências. As leituras indicadas pelo professor devem estar de acordo com o planejamento de conteúdos propostos para a série em questão, o que não impede a abordagem mais ampla dos conceitos e a interdisciplinaridade. O objetivo consiste em proporcionar, através da leitura, a interação entre o estudo da Física e suas aplicações no dia a dia, e assim, despertar a curiosidade e a busca por novas informações. Dessa forma, a utilização dos textos científicos como recurso didático pode ser considerada como um meio facilitador da aprendizagem, pois ao despertar a curiosidade pela busca de novas informações motiva o aluno a uma aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Hornes
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Sandro Aparecido dos Santos
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Publicado
26-10-2015
Como Citar
Hornes, A., & Santos, S. A. dos. (2015). A leitura científica como recurso didático para a aprendizagem significativa no estudo da física. Revista Polyphonía, 26(2), 115-127. https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38305