Avaliação da implantação do projeto novos talentos – “Aproximação do programa de pós-graduação em ensino de ciências e da natureza/UFF” com alunos do ensino médio, através do tema “Água: escassez e poluição”
Resumo
O presente projeto, cujo tema central é a “Água: Escassez e Poluição”, foi executado por professores da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e da Natureza/UFF com alunos da segunda série do Colégio Estadual Hilário Ribeiro, em Niterói/RJ. Objetivou-se o desenvolvimento de metodologias de ensino de modo a sensibilizá-los para a questão dos recursos hídricos, um dos grandes desafios deste século a ser enfrentado pela humanidade. O objeto de estudo deste trabalho foi avaliar como essas metodologias facilitaram a construção de conhecimentos sobre o uso e a qualidade da água, com aprofundamentos do conteúdo de Química e ênfase nas abordagens em CTSA. A pesquisa de cunho qualitativo foi conduzida nos diferentes encontros com os sujeitos, ocasiões em que foram realizadas apresentações de slides, discussão do tema, produção textual, questionários e relatório, depois de visita técnica à Estação de Tratamento de Águas de Laranjal/CEDAE. Ademais, ficou evidente que havia um total desconhecimento por parte dos alunos sobre a captação da água do manancial que abastece a cidade de Niterói, bem como das empresas responsáveis pelo tratamento do esgoto e da água e sua distribuição. Além disso, as questões discutidas estimularam os sujeitos a adotar uma postura mais consciente acerca da importância do uso dos recursos hídricos no contexto mundial e a refletir sobre o forte impacto social de sua escassez e poluição para a humanidade. Apoio financeiro CAPES.Downloads
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Publicado
26-10-2015
Como Citar
Canesin, F. de P., Santos, M. B. P. dos, Latini, R. M., & Cotelo, P. F. da S. M. (2015). Avaliação da implantação do projeto novos talentos – “Aproximação do programa de pós-graduação em ensino de ciências e da natureza/UFF” com alunos do ensino médio, através do tema “Água: escassez e poluição”. Revista Polyphonía, 26(2), 55-66. https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38298
Edição
Seção
Artigos
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