Saberes docentes na formação de professores para o ensino técnico

  • Fernanda Rebeca Araújo da Silva
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo

Resumo

Este estudo é fruto de uma pesquisa em andamento no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), tendo como principal objetivo compreender em que aspectos ações desenvolvidas nos cursos de Licenciatura do IFAM possibilitam que licenciandos construam saberes docentes para o Ensino Técnico. Entendemos que pensar as características da formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica implica considerar, assim como noutras modalidades, a mobilização de saberes específicos para a atuação docente; saberes que procuramos evidenciar neste estudo, considerando o contexto privilegiado que as licenciaturas do IFAM se inserem. Em um primeiro momento, apoiados no posicionamento epistemológico sobre a concepção de saberes docentes proposto por Tardif (2014), procuramos conhecer que saberes têm sido evidenciados como necessários à formação docente para o Ensino Técnico ao longo da trajetória histórica da formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), apoiados em autores como Manfredi (2002) e Kuenzer (2007), entre outros. Na busca por conhecer os saberes docentes, estamos trilhando um percurso investigativo que se efetiva na observação participante, entrevistas com alunos das licenciaturas que estão em contato com a docência no Ensino Técnico em atividades como o Estágio Supervisionado e o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e análise dos projetos pedagógicos dos cursos da instituição. Após este processo, intentamos explicitar que saberes para a docência no ensino técnico são construídos por futuros professores de uma instituição de EPT. Como “produto” deste processo procuramos construir uma oficina pedagógica, juntamente com os alunos, daquilo que foi evidenciado e problematizado no contato com a sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Rebeca Araújo da Silva
Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amazonas.
Rosa Oliveira Marins Azevedo
Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amazonas
Publicado
26-10-2015
Como Citar
Silva, F. R. A. da, & Azevedo, R. O. M. (2015). Saberes docentes na formação de professores para o ensino técnico. Revista Polyphonía, 26(2), 19-35. https://doi.org/10.5216/rp.v26i2.38294