A escola como espaço de direitos: a construção de vídeos nas aulas de sociologia
Resumo
Esta pesquisa, pretende apresentar alguns resultados metodológicos de experiência pedagógica que desenvolveu uma construção de vídeos com alunos do Ensino Médio em escola do Norte do Paraná. A questão principal que direcionou a pesquisa, foi o que os alunos podem compreender a respeito do conceito Participação Política a partir da elaboração de vídeos como ferramenta de ensino nas aulas de Sociologia. Essa questão é relevante por estar relacionada a estudos sobre as novas tecnologias no espaço escolar como processo de ensino e aprendizagem. Para isso, foi utilizada a pesquisa participante e análise documental de DCE/Sociologia (2008) e do Parecer CNE/CP nº. 08/2012 (BRASIL, 2012). Foram empregados como instrumento metodológico e avaliativos o desenvolvimento dos vídeos e a elaboração de trabalhos escritos. Os resultados mostraram que a elaboração de vídeos promoveu a interação entre os alunos, bem como contribuiu para a formação da escola como um espaço para a constituição de direitos e de cidadania. Dessa maneira, espera-se oferecer uma contribuição para novas propostas de ensino que consolidem uma Educação em Direitos Humanos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
23-10-2015
Como Citar
Yoshimoto, G. M. F., & Pereira, D. da S. (2015). A escola como espaço de direitos: a construção de vídeos nas aulas de sociologia. Revista Polyphonía, 25(1), 283-294. https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38235
Seção
Outros Artigos
Política de direitos autorais (acesso livre).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).