PIBID Letras-Português: uma proposta de pesquisa-ação para o letramento literário
Resumo
Este trabalho apresenta a proposta de pesquisa-ação do subprojeto PIBID Letras-Português, da Universidade Estadual de Maringá, considerando os contextos universitário e escolar, quanto ao letramento literário, no ano de 2014. Um dos problemas iniciais enfrentados foi a dificuldade dos pibidianos no processo de transposição didática (COSSON, 2012) e no reconhecimento dos conteúdos formadores teórico-metodológicos de Língua Portuguesa e de Literatura. Nosso objetivo, neste artigo, é apresentar as ações iniciais desenvolvidas tanto para o trabalho inicial com os pibidianos quanto para experiências metodológicas voltadas ao letramento literário, em parceria com professores das escolas públicas, a fim de construir estratégias didáticas que despertem o prazer da leitura literária no estudante de Ensino Fundamental II. Sob esse panorama, propomos ações iniciais que investigam o contexto educacional no que tange, por exemplo, à biblioteca escolar, ao gosto e dificuldades dos educandos em relação ao texto literário, para, posteriormente, propor oficinas de letramento literário embasadas no pressuposto de que ler é “inscrever-se na experiência do real e reconstruir-se como cidadão” e que a leitura é “um ato interativo e de compreensão de mundo” (MICHELETTI, 2000, p. 17). Além desse pressuposto, concebemos letramento literário como processo de construção literária de sentidos. Os resultados parciais evidenciam a importância de projetos de letramento literário para a formação inicial e para as escolas envolvidas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
23-10-2015
Como Citar
Corsi, M. da S., Ritter, L. C. B., & Hila, C. V. D. (2015). PIBID Letras-Português: uma proposta de pesquisa-ação para o letramento literário. Revista Polyphonía, 25(1), 201-215. https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38229
Seção
Artigos
Política de direitos autorais (acesso livre).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).