As narrativas de licenciandas sobre as contribuições do Pibid para a aprendizagem da docência no contexto do Instituto Federal Goiano

  • Laíse Ataides Ribeiro
  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde
  • Sandra Mara de Oliveira Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as implicações formativas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para a aprendizagem da docência. Como estratégia de investigação, usam-se narrativas de bolsistas do subprojeto de Biologia e Química do IF Goiano, Campus Rio Verde, Goiás. A investigação, de natureza qualitativa, é conduzida pelas seguintes questões norteadoras: Quais as contribuições do Pibid para a aprendizagem da docência? Que aprendizagens estão sendo construídas no Pibid? Quais as motivações dos bolsistas para a inserção no Pibid? De modo geral, os bolsistas apontam que o Programa tem papel relevante em sua formação, interligando a teoria e a prática na formação docente e possibilitando a vivência de várias aprendizagens da docência no contexto da escola por meio de leituras, contato com alunos e com a sala de aula da Educação Básica. Foi destacado o papel do professor supervisor no contexto das práticas de aprendizagens, fato que direcionará uma futura pesquisa para estudos mais aprofundados sobre esta questão.

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Biografia do Autor

Laíse Ataides Ribeiro
Graduada em Ciências Biológicas. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).
Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde
Doutoranda em Educação pela Universidade do Minho, Portugal. Professora do Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde.
Sandra Mara de Oliveira, Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde.
Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás. Professora do Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde.
Publicado
23-10-2015
Como Citar
Ribeiro, L. A., Paniago, R. N., & Oliveira, S. M. de. (2015). As narrativas de licenciandas sobre as contribuições do Pibid para a aprendizagem da docência no contexto do Instituto Federal Goiano. Revista Polyphonía, 25(1), 161-176. https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38226