Contribuições do PIBID na formação de professores: uma reflexão continuada
Resumo
Por meio deste artigo, apresentamos algumas reflexões sobre a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação inicial dos licenciandos da Universidade Federal de São Carlos, campus Araras. Nessa significativa passagem para o caminho de se tornar um professor, compreendemos o valor de um modelo de formação reflexiva, em que se exige, cada vez mais, a reflexão continuada sobre a própria prática. Além da formação inicial de professores e do modelo de formação reflexiva, discute-se também a oportunidade que o Programa oferece de se exercer uma postura crítica em face da racionalidade técnica existente na carreira docente. Os resultados apontam para a importância crescente da formação de professores pesquisadores com uma prática autorreflexiva de ensino.Downloads
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Publicado
23-10-2015
Como Citar
Anjos, T. R. dos, Pereira, L. R., Orlandini, P., & Ozelo, H. F. B. (2015). Contribuições do PIBID na formação de professores: uma reflexão continuada. Revista Polyphonía, 25(1), 131-143. https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38223
Seção
Artigos
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