A produção de significados na atividade de formação do Pibid/Uniso de Língua Inglesa

Autores

  • Daniela Aparecida Vendramini Zanella Universidade de Sorocaba.
  • Maria Angélica Lauretti Carneiro Universidade de Sorocaba.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38222

Resumo

O grupo do Pibid de Língua Inglesa da Universidade de Sorocaba (Uniso) atuou por um semestre elaborando unidades didáticas de ensino-aprendizagem de língua inglesa e desenvolvendo-as com os alunos na escola pública. O objetivo deste texto é registrar a experiência dos educadores no projeto e constatar se o grupo produz significados acerca do Pibid e quais seriam eles. O estudo está fundamentado na teoria da atividade sócio-histórico-cultural (VYGOTSKY e colaboradores, 2001) e em questões de linguagem na perspectiva dialógica (BAKHTIN; VOLOCHINOV, 2010). A análise é desenvolvida com base em excertos advindos das experiências dos educadores e embasada pelo aporte teórico-metodológico da pesquisa crítico-colaborativa (MAGALHÃES, 2009). Os excertos são discutidos tendo como norte algumas categorias que centralizam os aspectos enunciativo-discursivos e linguísticos (LIBERALI, 2013), sendo interpretados mediante a contribuição teórica apresentada neste trabalho. Ao lidar com as experiências dos educadores, a discussão constata dificuldades, ansiedades e desejos de atuar em sala de aula como significados produzidos sobre o Pibid de Língua Inglesa na Uniso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Aparecida Vendramini Zanella, Universidade de Sorocaba.

Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade de Sorocaba, mestre em Educação por esta mesma universidade e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora na Universidade de Sorocaba e coordenadora do subprojeto Língua Inglesa –Pibid/Capes/Uniso.

Maria Angélica Lauretti Carneiro, Universidade de Sorocaba.

Graduada em Letras pela Universidade de Sorocaba, mestre e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e professora na Universidade de Sorocaba. Coordenadora geral do Pibid /Capes/Uniso.

Downloads

Publicado

2015-10-23

Como Citar

ZANELLA, D. A. V.; CARNEIRO, M. A. L. A produção de significados na atividade de formação do Pibid/Uniso de Língua Inglesa. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 113–130, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i1.38222. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38222. Acesso em: 28 mar. 2024.