Experiências do PIBID da licenciatura em educação especial da UFSCAR

  • Márcia Duarte Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Juliane Aparecida de Paula Perez Campos
  • Carla Ariela Rios Vilaronga

Resumo

O presente estudo busca comprovar se os objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) estão contemplados no processo de formação inicial dos bolsistas de iniciação à docência, licenciandos do curso de Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. O objetivo foi analisar as experiências relatadas por bolsistas em formação inicial mediante atividades no espaço escolar de duas instituições. As ações do subprojeto da licenciatura em Educação Especial possibilitam aos licenciandos trabalhar colaborativamente em sala de aula, elaborar adaptações necessárias para o aluno público-alvo da Educação Especial e também contribuir para o aprendizado dos demais alunos. Este estudo usa como metodologia a abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritivo, em um estudo de uma realidade local e sua especificidade. A análise e interpretação dos relatos dos bolsistas valeram-se das categorias de análise constituídas pelos objetivos do programa. As escolas selecionadas situam-se em um bairro periférico, localizado em São Carlos-SP. Os resultados ratificaram que o espaço do Pibid permitiu aos licenciandos um aprendizado prático, uma experiência de inserção profissional e identificação com a docência, bem como contribuiu para o processo de formação inicial, ao proporcionar a eles uma formação reflexiva e questionadora das situações reais da atividade docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Duarte, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Professora do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenadora do Programa de Iniciação a Docência-PIBID área Educação Especial desde 2011, São Carlos, SP, Brasil.
Juliane Aparecida de Paula Perez Campos
Professora do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenadora do Programa de Iniciação a Docência –PIBID –, área Educação Especial 2014, São Carlos, SP, Brasil.
Carla Ariela Rios Vilaronga
Pedagoga do curso de Licenciatura em Educação Especial e doutoranda em Educação Especial do programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Publicado
23-10-2015
Como Citar
Duarte, M., Campos, J. A. de P. P., & Vilaronga, C. A. R. (2015). Experiências do PIBID da licenciatura em educação especial da UFSCAR. Revista Polyphonía, 25(1), 65-78. https://doi.org/10.5216/rp.v25i1.38219