Museu virtual no Facebook: uma possibilidade de produção colaborativa de história local

  • Elton Mitio Yoshimoto Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.
  • Marilu Martens Oliveira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Resumo

A partir do advento da assim chamada Web 2.0 ampliam-se as possibilidades criativas, em meio ao universo informacional. Se antes a internet limitava-se a um ambiente de consulta de informações, atualmente permite interações em tempo real, divulgação e compartilhamento de dados, reutilização de materiais pré-existentes para novas intencionalidades, ou seja, inúmeras possibilidades que envolvem o acesso e a manipulação da informação. Dentre as diversas ferramentas disponíveis nesta Web 2.0, uma, especificamente, tem demonstrado potencialidade no resgate da memória e da produção de uma história local: as redes sociais, devido ao seu alto poder de comunicação. Este trabalho tem, portanto, como objetivo, a apresentação de um projeto de pesquisa para a construção de um museu virtual junto a alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Espera-se, com esta proposição, a exploração de possibilidades de interação entre professor e alunos, mediada por recursos tecnológicos, de modo a permitir a investigação e a definição de novos conceitos, construídos de modo colaborativo. Para tanto, os alunos deverão analisar documentos históricos, explicando conceitos e produzindo materiais que representem lugares de memória. Tais ações objetivam permitir ao educando que se perceba como sujeito histórico, valorizando sua História Local, justificando-se, dessa forma, a investigação.

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Publicado
21-10-2015
Como Citar
Yoshimoto, E. M., & Oliveira, M. M. (2015). Museu virtual no Facebook: uma possibilidade de produção colaborativa de história local. Revista Polyphonía, 25(2), 355-361. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/38187