Memória, identidade cultural e literatura: possibilidades de diálogos
Resumo
Serão apresentados os resultados de uma pesquisa de caráter bibliográfico e exploratório, enfocando, prioritariamente, a atividade com os gêneros de caráter confessional. Dois são os temas principais que circundam toda ainvestigação - identidade cultural e memória – que, além de terem uma base teórica que os fundamenta, são o substratopara a composição das atividades práticas propostas.O problema que norteou o estudo visou a esclarecer em que medida o trabalho com os gêneros confessionais, e em especial aqueles que trazem a memória como centro de discussão, pode auxiliar os alunos a apreender que suas identidades fazem parte de um emaranhado de relações sociais, caracterizando, assim, não uma identificação homogênea e estanque, mas identidades culturais. Este empreendimento versa, portanto, sobre uma dassequências didáticas configuradora do produto educacional da pesquisa, elaborada e aplicada durante o estágio do programa de MestradoProfissional da UTFPR LONDRINA. Foi utilizado, como corpus principal, o romance Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós, e os dados coletados mostraram a importância de serem adotadas práticas pedagógicas que tivessem como principal fundamento o trabalho com as vivências dos alunos, revelando uma infinidade de possibilidades, trazendo o educando para o centro da aprendizagem.Downloads
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Publicado
21-10-2015
Como Citar
Oliveira, D. da S. de, & Oliveira, M. M. (2015). Memória, identidade cultural e literatura: possibilidades de diálogos. Revista Polyphonía, 25(2), 349-354. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/38186
Seção
Relatos de Experiências
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