Análise dos conteúdos culturais de um livro didático de espanhol como língua estrangeira em uma perspectiva intercultural

  • Jandira Sá Bulzacchelli Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás.
  • Newton Freire Murce Filho Cepae/UFG
  • Magali Saddi Duarte Cepae/UFG

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar os conteúdos culturais do livro didático (LD), de língua espanhola, Cercanía: espanhol (COIMBRA; CHAVES; ALBA, 2012), do 9º ano, da Educação Básica, aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático (Brasil, 2014) e distribuído às escolas brasileiras. As perguntas que orientam o estudo são as seguintes: Qual é a concepção de cultura predominante em Cercanía: espanhol? De que maneira os conteúdos culturais e as atividades de compreensão leitora (ACL) sobre os conteúdos culturais deste LD podem contribuir para um processo de ensino-aprendizagem intercultural? O referencial teórico que fundamenta a pesquisa está baseado em: Brasil (1996, 1998), Canale e Swan (1980), Casal (1999), Chaui (2008), Delors (1998), Geertz (1989), López (2005), Miquel e Sans (1992) e Thompson (1998). Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter documental e com uma perspectiva qualitativa e interpretativa. As análises apontaram que neste LD: língua e cultura estão integradas; comparecem conteúdos culturais representativos da cultura com maiúscula, minúscula e com K; há tanto ACL de bases estruturalistas, quanto de bases comunicativas, prevalecendo as do primeiro modo. Constatou-se que os tipos de cultura não são os fatores determinantes para a promoção de um processo de ensino-aprendizagem intercultural, mas sim a proposta de ACL comunicativas que favorecem leituras críticas dos aspectos culturais da língua-alvo e da língua materna do aprendiz de língua estrangeira. O papel do professor como mediador constituiu também fator significativo para um processo de ensino-aprendizagem em uma perspectiva intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Newton Freire Murce Filho, Cepae/UFG
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás. PPGEEB/CEPAE/UFG.
Magali Saddi Duarte, Cepae/UFG
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás.
Publicado
21-10-2015
Como Citar
Bulzacchelli, J. S., Murce Filho, N. F., & Duarte, M. S. (2015). Análise dos conteúdos culturais de um livro didático de espanhol como língua estrangeira em uma perspectiva intercultural. Revista Polyphonía, 25(2), 341-348. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/38185