O uso da webquest: um recurso didático no ensino de ciências interdisciplinares para a formação continuada de professores

  • Giselle Palermo Schurch Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.
  • Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Resumo

O presente trabalho tem a intenção de elaborar e aplicar uma proposta educacional interdisciplinar que se utiliza da webquest, uma ferramenta multimídia pedagógica, na formação de professores. A questão desencadeadora é: o instrumento possibilita a construção e reelaboração do planejamento didático, permitindo ao educador qualificar sua prática pedagógica e promover o acesso às novas possibilidades de aprendizagem? Neste contexto, o objetivo central da pesquisa é investigar em que medida tal produto educacional poderá contribuir na formação continuada de professores. Especificamente, pretende analisar as práticas pedagógicas dos sujeitos da pesquisa em torno do instrumento em vista da elaboração e aplicação de uma unidade didática de ciências em uma perspectiva interdisciplinar. O foco está em delinear os avanços e os limites dessa ferramenta educacional quanto ao processo de ensino e aprendizagem de ciências em uma perspectiva interdisciplinar. A relevância deste estudo está em contrapor uma pedagogia tradicional, propondo um ensino interdisciplinar mediante uma nova estratégia educacional, em especial no ensino de ciências, em vista da formação de professores. O marco teórico elenca a formação de professores na visão de Nóvoa (2009), a interdisciplinaridade em Gadotti (2000), o processo de alfabetização científica segundo Lorenzetti e Delizoicov (2001) e a webquest na perspectiva de Dodge (1995). A metodologia privilegia uma abordagem qualitativa em vista da elaboração, aplicação e disponibilização da unidade didática de ciências na webquest e em seu processo de análise e interpretação dos dados. Para isso, investiga um grupo de professores do ensino fundamental, da prefeitura de Londrina. Ainda que este estudo esteja em andamento, alguns momentos da pesquisa já foram delineados tais como a revisão bibliográfica, o apoio teórico e a seleção de materiais para elaboração do produto educacional junto aos sujeitos da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
21-10-2015
Como Citar
Schurch, G. P., & Rocha, Z. de F. D. C. (2015). O uso da webquest: um recurso didático no ensino de ciências interdisciplinares para a formação continuada de professores. Revista Polyphonía, 25(2), 295-302. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/38179