Projeto Genus: uma ferramenta pedagógica para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de genética

Autores

  • ArandiGinane Bezerra Jr Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.
  • Hélio Sylvestre Dias Doliveira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v25i2.38167

Resumo

Este trabalho tem por objetivo a produção de um objeto educacional no formato de jogo didático, intitulado “Projeto Genus”. Este busca ser um material de apoio e recurso facilitador para a compreensão da genética mendeliana clássica. Trata-se de produto referente a mestrado profissional desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica – PPGFCET – da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Os jogos demonstram ser excelentes alternativas metodológicas e motivacionais que solidificam a construção do conhecimento científico, bem como proporcionam uma interação de maior qualidade entre alunos e professores, estimulando relações cooperativas entre os envolvidos. Considerando o aspecto educacional, utilizamos como princípios pedagógicos norteadores a aprendizagem significativa e as metodologias ativas aplicadas na fixação dos conhecimentos teóricos a respeito da genética mendeliana clássica trabalhada no ensino médio. A compreensão dos fenômenos hereditários é constantemente referenciada como ponto de grande dificuldade dos educandos. O “Projeto Genus” foi concebido para diminuir essas dificuldades, estabelecendo uma dinâmica de jogo de ficção científica – inspirada em conceitos de “gamificação” – com temas de exercícios tradicionais, o que permite aos alunos interagir e promover transformações que visam a torná-los protagonistas do seu processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ArandiGinane Bezerra Jr, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Hélio Sylvestre Dias Doliveira, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

BEZERRA JR, A.; DOLIVEIRA, H. S. D. Projeto Genus: uma ferramenta pedagógica para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de genética. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 165–180, 2015. DOI: 10.5216/rp.v25i2.38167. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/38167. Acesso em: 28 mar. 2024.