Um produto educacional para o uso da história da ciência nas aulas de biologia

  • Julio César Freitas da Costa Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
  • Eline Deccache-Maia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Resumo

O presente trabalho propõe o uso da História da Ciência para auxiliar na prática docente quanto à abordagem de questões como a origem do universo, origem da vida, teorias evolucionistas e evidências da evolução nas aulas de Biologia. O uso da História da Ciência vem demonstrando ser um forte aliado, trazendo para o aluno a relação da Igreja com a Ciência desde os primórdios até a atualidade, tornando perceptível que esse conflito não é de hoje e que, dependendo do tempo histórico, nem sempre foi tão conflituoso assim. O interesse por essa temática surge dos entraves encontrados no ensino de Biologia para o Ensino Médio, em que alunos frequentemente duvidavam das teorias científicas e expressam claramente o repúdio pela Ciência, e a convicção dos seus conceitos religiosos. A partir daí ficou claro que era necessário um preparo do docente para lidar com essas questões, buscando não ultrapassar a linha tênue que separa Ciência de Religião e sem ferir as crenças do alunado, respeitando a sala de aula como espaço multicultural. Ao longo da experimentação nas aulas, o uso da História e da Ciência mostrou ser uma boa alternativa para a construção de uma dinâmica que fosse ao mesmo tempo informativa e promotora da tolerância. Foi pensando nessas questões que propomos a elaboração da dissertação “Uma relação perigosa? Quando ciência e religião se encontram na sala de aula” e, como produto, um livro contendo uma breve História da Ciência, dando ênfase à relação com a Religião de forma resumida, e uma sequência didática de como usá-la em sala de aula, além de sugestões de atividades e leituras. Todas as atividades sugeridas e as sequências foram testadas em sala de aula, despertando o interesse do aluno e o envolvimento deste durante o processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio César Freitas da Costa, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Eline Deccache-Maia, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Publicado
21-10-2015
Como Citar
Costa, J. C. F. da, & Deccache-Maia, E. (2015). Um produto educacional para o uso da história da ciência nas aulas de biologia. Revista Polyphonía, 25(2), 135-149. https://doi.org/10.5216/rp.v25i2.38156