E-book – dupla hélice: a construção de um conhecimento

  • Marilane de Jesus Ferreira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.
  • Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Resumo

A presente análise visou abordar a relevância da História da Ciência para a prática da Educação em Ciência, no Ensino Médio, para professores de Biologia. Considerando significativa a ideia de que a aprendizagem das ciências deverá ser acompanhada por uma aprendizagem sobre as ciências, isto é, sobre as dimensões históricas, filosóficas e culturais da ciência (MONK; OSBORNE, 1997), Goulart (2005) aborda que o processo histórico de construção de conceitos de uma ciência revela a lógica do pensamento nessa ciência. Segundo Matheus (1992), no que diz respeito à formação de professores, a inserção da História da Ciência no ensino de Ciência pode contribuir na formação de professores, fazendo com que se apropriem do desenvolvimento da Ciência para compreensão dos conteúdos científicos. Esse trabalho tem como objetivo geral analisar os resultados de uma atividade didática utilizando o e-book ”Dupla-Hélice: A construção de um conhecimento”. Nesse artigo serão apresentados os resultados preliminares da pesquisa, referentes ás concepções de duas professoras de Biologia sobre aspectos da História da Ciência. Os resultados demonstram que sem conhecerem a História da Ciência, os professores são influenciadas por concepções que são ultrapassadas, empiristas, dependentes de abordagem experimental. A linearidade no processo do conhecimento se faz presente na análise. As duas professoras são favoráveis á utilização da História da Ciência no ensino de Biologia, pois, segundo elas, a História da Ciência ajuda na compreensão do processo de aprendizagem no contexto histórico e humaniza a Ciência. Outro ponto a ressaltar na análise, citado pelas professoras, é a carência de cursos e materiais contendo episódios históricos no ensino de Biologia, o que dificulta a prática docente no ensino de História da Ciência. Os resultados obtidos nesta parte da investigação confirmaram a expectativa inicial de que é possível introduzir conteúdos contendo episódios de História da Ciência no ensino de Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilane de Jesus Ferreira, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.
Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.
Publicado
21-10-2015
Como Citar
Ferreira, M. de J., & Andrade, M. A. B. S. de. (2015). E-book – dupla hélice: a construção de um conhecimento. Revista Polyphonía, 25(2), 119-133. https://doi.org/10.5216/rp.v25i2.38155