Tecnologia e saberes docentes na formação de professores do ensino tecnológico

  • Lana Barros de Matos Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas.
  • Rosa Marins de Azevedo Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Resumo

A tecnologia, de certo modo, traz questionamentos que necessitam ser suscitados, refletidos e discutidos no meio educacional, principalmente no Ensino Tecnológico. Diante de tantas mudanças e transformações pela qual passa a sociedade, os espaços educativos, nomeadamente, escolas, universidades e institutos de educação, como centros de debates e responsável pela transmissão de conhecimentos socialmente construídos, devem estar a par dessa problemática, para que possam agir sobre o processo educativo, na busca da formação de professores que saibam operar essa gama de produtos advindos da tecnologia, mas que primordialmente saibam refletir e questionar o processo pelo qual a tecnologia passa em seu próprio contexto. Em vista disso, este estudo preliminar tem por objetivo apresentar reflexões a respeito do conceito de Tecnologia, tendo como referência Pinto (2005) e Silveira (2007), relacionando-o à concepção de educação tecnológica no Brasil, aspecto importante para compreendermos o processo da tecnologia no seio do Ensino Tecnológico, bem como articular tal conceito aos saberes docentes (TARDIF, 2014) na formação de professores daquele ensino. O estudo está divido em três partes, que assim se apresentam: Compreendendo o conceito de Tecnologia; Os Saberes Docentes na formação de professores; Articulação entre os Saberes docentes e a tecnologia. As reflexões apontam que o conceito de tecnologia no Ensino Tecnológico tem aspecto da construção de conhecimento com uso tecnológico e os saberes docentes têm papel essencial para essa compreensão no meio educacional, apresentando-se como necessário, no entanto, que as instituições formadoras de professores valorizem esses saberes no processo formativo docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lana Barros de Matos, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas.
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas.
Rosa Marins de Azevedo, Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
Publicado
21-10-2015
Como Citar
Matos, L. B. de, & Azevedo, R. M. de. (2015). Tecnologia e saberes docentes na formação de professores do ensino tecnológico. Revista Polyphonía, 25(2), 81-91. https://doi.org/10.5216/rp.v25i2.38152