Da realidade à inclusão: uma investigação acerca da aprendizagem e do desenvolvimento do/a aluno/a com transtornos do espectro autista – TEA nas séries iniciais do I segmento do ensino fundamental

  • Fabiana Ferreira do Nascimento Programa de Pós-Graduação em Ensino de Educação Básica no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
  • Mara Lucia Reis Monteiro da Cruz Programa de Pós-Graduação em Ensino de Educação Básica no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Resumo

Esta investigação se propõe a analisar o momento da inclusão escolar de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo matriculadas no I Segmento do Ensino Fundamental em uma escola pública comum da Cidade do Rio de Janeiro. Maisespecificamente, nosso objetivo será responder, a princípio, às seguintes questões: 1. Antes de chegarem ao primeiro segmento do ensino fundamental, que suportes tiveram como estimulação e apoio ao desenvolvimento? 2. Estes alunos cursaram a Educação Infantil? 3. Que recursos são utilizados no Ensino Fundamental para favorecer sua aprendizagem e desenvolvimento? De acordo com o DSM-V, os Transtornos do Espectro Autista – TEA englobam todos aqueles sujeitos diagnosticados com o transtorno autista, transtorno de Asperger e Invasivo do desenvolvimento sem outra especificação cujo critério diagnóstico compromete duas grandes áreas, podendo se apresentar com diferentes graus de severidade. Intervenções precoces adequadas podem favorecer o desenvolvimento da linguagem, interação social e diminuição de problemas de comportamento. Vigostki (In: Oliveira, 1992) ressalta que o ser humano constitui-se a partir da sua relação com o outro. A cultura torna-se parte da natureza humana, com isto as funções psicológicas superiores do homem são construídas a partir da sua história social, ou seja, na sua relação com o mundo. Esta é mediada através de instrumentos e signos desenvolvidos culturalmente, sendo a aquisição da linguagem um dos marcos mais importantes.A pesquisa encontra-se em sua fase inicial de desenvolvimento.  Faremos  uma  pesquisa exploratória de cunho descritivo. A metodologia seguirá os pressupostos  qualitativos com base na pesquisa participante, utilizando critérios da pesquisa-ação. Utilizaremos instrumentos como entrevistas semi-estruturadas e relatórios de visitas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Ferreira do Nascimento, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Educação Básica no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Educação Básica no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Mara Lucia Reis Monteiro da Cruz, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Educação Básica no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Educação Básica no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Publicado
21-10-2015
Como Citar
Nascimento, F. F. do, & Cruz, M. L. R. M. (2015). Da realidade à inclusão: uma investigação acerca da aprendizagem e do desenvolvimento do/a aluno/a com transtornos do espectro autista – TEA nas séries iniciais do I segmento do ensino fundamental. Revista Polyphonía, 25(2), 51-66. https://doi.org/10.5216/rp.v25i2.38149