Gênero textual notícia jornalística: sequência didática na língua espanhola no atendimento educacional especializado do aluno com deficiência visual

  • Debora Graciela Randeti Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.
  • Vanderley Flor da Rosa Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Resumo

Esta pesquisa tem o propósito de oferecer subsídios que possam contribuir para o ensino de Língua Espanhola às pessoas com deficiência visual, visando o preparo para a realização de exames seletivos no acesso ao Ensino Superior como ENEM e exames vestibulares, utilizando para isso o Sistema Braille e recursos tecnológicos como software leitor de tela. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada com um grupo de alunos do Instituto Roberto Miranda de Londrina-PR, instituição que trabalha com ensino de pessoas cegas e de baixa visão, verificando e promovendo intervenções quanto ao domínio da leitura interpretativa do gênero textual notícia digital em espanhol, com análise dos princípios e procedimentos da Teoria dos Gêneros Textuais na vertente do interacionismo sociodiscursivo. Os instrumentos utilizados foram entrevista, focalizada e observação. O produto educacional resultante caracteriza-se por uma sequência didática que, aplicada, proporcionou aos alunos com deficiência visual uma melhor aquisição de conhecimentos da Língua Espanhola para fins específicos, neste caso, os exames seletivos para acesso ao Ensino Superior. Foram consideradas as necessidades reais dos alunos, o nível em que se encontravam e a verificação dos objetivos para o domínio da leitura interpretativa. Houve a aplicação de um simulado cujos resultados positivos obtidos foram uma maior apreensão e interesse pela leitura e conteúdos, levando a projeções de novas possibilidades de encontros entre ensino de língua estrangeira e a pessoa com deficiência visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-10-2015
Como Citar
Randeti, D. G., & Rosa, V. F. da. (2015). Gênero textual notícia jornalística: sequência didática na língua espanhola no atendimento educacional especializado do aluno com deficiência visual. Revista Polyphonía, 26(1), 331-339. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/38038