Possibilidades pedagógicas de leitura e de escrita no ensino de matemática

  • Stelamara Souza Pereira Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal de Goiás, Campus Goiânia/Jataí.
  • Flomar Ambrosina Oliveira Chagas Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal de Goiás, Campus Goiânia/Jataí.

Resumo

Esta pesquisa foi realizada no município de Doverlândia-GO, com professores da rede pública de ensino. Teve como objetivo verificar como os professores mobilizam conhecimentos (ou saberes) matemáticos frente a uma nova proposta pedagógica com a leitura e a escrita nas aulas de Matemática, utilizando as Tecnologias Digitais (TD) como ferramentas de apoio. Investigou-se a seguinte questão: qual o sentido que os docentes atribuem ao uso da Redação Matemática como instrumento pedagógico e como o uso de escrita Matemática com TD pode contribuir para a aprendizagem nesta disciplina? A pesquisa está embasada nas obras de Borba, D’Ambrósio, Libâneo, Nacarato e Ponte. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, propôs um produto educacional, curso de formação de professores para investigação da própria prática sobre o uso da Redação Matemática no ensino de Matemática, e teve como instrumentos de análise: questionários, entrevistas, fóruns virtuais, filmagens e sequências didáticas elaboradas pelos docentes de histórias em quadrinhos, cartas e diários. Os resultados obtidos mostraram que os professores abordavam a leitura e a escrita matemática apenas como resolução de problemas, e levou-os à reflexão da inserção de novos instrumentos pedagógicos para auxiliar na sua prática. Quanto ao uso das tecnologias no ensino, nota-se que há interesse dos docentes em desenvolver trabalhos com as TD, mas que ficam impossibilitados pelas precárias condições dos laboratórios de informática das escolas em que trabalham. Entretanto, acredita-se que os problemas apresentados não podem ser ignorados, e que ainda é possível desenvolver um trabalho contextualizado no ensino de matemática aliado à tecnologia, mostrando as suas potencialidades e limitações.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-10-2015
Como Citar
Pereira, S. S., & Chagas, F. A. O. (2015). Possibilidades pedagógicas de leitura e de escrita no ensino de matemática. Revista Polyphonía, 26(1), 299-306. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/38034