O trilho multifuncional nas aulas práticas de mecânica

  • Sênita Folquenim Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.
  • Alcides Goya Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Resumo

A primeira parte deste trabalho apresenta relato sobre curso de apresentação do trilho multifuncional realizado para um grupo de professores de Física da rede Pública do Estado do Paraná, região de Londrina. Por meio de um questionário, os professores manifestaram algumas dificuldades em inserir as práticas laboratoriais em suas aulas de Física e comentaram também sobre outros problemas encontrados pelos seus colegas. Além disso, o questionário procurou medir o grau de interesse desses mesmos professores com relação a fazerem um curso, ao longo do ano, sobre o trilho multifuncional (GOYA & HALABI, 2011), instrumento que possibilita fazer vários experimentos de Cinemática e Dinâmica: Movimento Uniforme; Movimento Uniformemente Variado, Lançamento Oblíquo; Lançamento Horizontal; Força de Atrito e Dissipação de Energia Mecânica; Conservação do Momento Linear e Colisões. A divulgação dos experimentos utilizando o trilho multifuncional vem ao encontro às expectativas dos professores que trabalham em ensino de Ciências, tal como é corrente encontrar na literatura. Além de ser um material de fácil acesso, baixo custo, praticidade no manuseio e montagem, devido às suas dimensões e visibilidade, acredita-se que o trilho multifuncional possa fazer a ponte entre o prático e o teórico-epistemológico, muitas vezes encarada com grande dificuldade pelos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-10-2015
Como Citar
Folquenim, S., & Goya, A. (2015). O trilho multifuncional nas aulas práticas de mecânica. Revista Polyphonía, 26(1), 291-297. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/38033