O pensamento científico construído por meio de desenhos e percepções no ensino dos modelos atômicos

  • Leizi de Marchi Oliveira Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.
  • Alcides Goya Programa de Pós-graduação em Ensino na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu.
  • Kátya Regina de Freitas Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Resumo

Este trabalho apresenta a elaboração e os resultados de uma proposta metodológica que teve como principal objetivo proporcionar o desenvolvimento do pensamento científico nos alunos de ensino médio, por meio de desenhos e percepções sobre os conceitos de modelos atômicos. Devido à dificuldade, tanto do ensino quanto da aprendizagem das Teorias Atômicas, surge a necessidade do uso de novas metodologias que possam solucionar tal problema, evitando a utilização inadequada das analogias abordadas no ensino desses modelos, conforme indicam estudos de autores como Valente, 2013; Melo e Lima Neto, 2013. As atividades propostas nesse trabalho envolvem a observação e imaginação de objetos, com a finalidade de possibilitar que o estudante amplie sua consciência acerca da construção dos modelos científicos. O trabalho foi desenvolvido com alunos de duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio, em uma Escola Estadual localizada no norte do Estado do Paraná. Os resultados mostraram que o uso das atividades propostas permitiu que os estudantes elaborassem seus próprios modelos, confrontando-os com os Modelos Atômicos dos cientistas. Desse modo, os estudantes desenvolveram o conhecimento sobre o pensamento científico e compreenderam o processo de evolução das Teorias Atômicas. Essa metodologia foi viável com a turma em que foi aplicada e os autores acreditam que essa abordagem seja viável também para professores que possuem dificuldades com a falta de carga horária para cumprir esses conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-10-2015
Como Citar
Oliveira, L. de M., Goya, A., & Freitas, K. R. de. (2015). O pensamento científico construído por meio de desenhos e percepções no ensino dos modelos atômicos. Revista Polyphonía, 26(1), 283-290. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/38031