O uso do blog no contexto escolar: novas tecnologias aplicadas ao ensino de língua inglesa

  • Luciana Idalgo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.
  • Alessandra Dutra Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Resumo

As novas tecnologias estão sendo disponibilizadas no contexto escolar com grande variedade de recursos e meios de interação, os quais envolvem tanto os alunos quanto os professores. No entanto, essas novidades tecnológicas estão fazendo com que algumas escolas criem certa resistência aos meios digitais, por se tratar de um ambiente tradicionalmente conservador. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo utilizar as novas tecnologias no ensino de Língua Inglesa, despertando o interesse dos alunos por meio da criação de um blog, proporcionando a compreensão textual em inglês por meio da leitura não só de textos, mas também de imagens, títulos, fotos e outros exemplos de interação proporcionados por esta ferramenta. Para isso, a pesquisa se baseia nos pressupostos de Marcuschi e Xavier (2010), Bettega (2010), Dudeney e Hockly (2007) e Singhal (2012), os quais discutem assuntos como a leitura e a produção textual na era digital e o ensino de línguas baseado nas novas tecnologias. Como procedimento metodológico serão utilizadas as pesquisas analítica, descritiva bibliográfica e de campo. Dentre as ações já desenvolvidas, pode-se destacar a realização dos estudos bibliográficos, a investigação inicial com professores e o esboço da criação do blog.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-10-2015
Como Citar
Idalgo, L., & Dutra, A. (2015). O uso do blog no contexto escolar: novas tecnologias aplicadas ao ensino de língua inglesa. Revista Polyphonía, 26(1), 267-273. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/38029