Elaboração de material digital para professores mediadores na aprendizagem do ensino de língua inglesa: alunos como pesquisadores

  • Cíntia Pereira dos Santos Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.
  • Alessandra Dutra Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Resumo

As escolas da atualidade precisam repensar suas metodologias de ensino para que possam atender às necessidades atuais dos jovens que nasceram na era digital. Observa-se que o ensino e aprendizagem não devem se pautar na memorização e reprodução de conteúdos, mas sim pelo manejo e na produção do conhecimento, a fim de intervir em sua própria realidade (MATEUS, 2002, p. 6). Assim, o objetivo desta pesquisa é mostrar a efetividade do professor como mediador da aprendizagem de alunos pesquisadores e questionadores, desmistificando os desafios que muitas vezes são apontados nessa metodologia pelos envolvidos e estudiosos da área. O referencial teórico para este estudo conta com as contribuições de Demo (1991), Mateus (2002), Freire (1998) e Magalhães (2002), que discutem a autonomia do professor e, também, com os pressupostos de Nunan (1992) e Scheneider (2014) que discorrem sobre métodos de pesquisa utilizados em sala de aula. Como metodologia de trabalho, serão utilizados os tipos de pesquisa analítica, interpretativa, bibliográfica e de campo. Dentre as ações já desenvolvidas, podem-se destacar os estudos bibliográficos, seleção de participantes da pesquisa e um ensaio de investigação com os professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-10-2015
Como Citar
Santos, C. P. dos, & Dutra, A. (2015). Elaboração de material digital para professores mediadores na aprendizagem do ensino de língua inglesa: alunos como pesquisadores. Revista Polyphonía, 26(1), 243-258. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/38027