Produtos educacionais: características da atuação docente retratada na I Mostra Gaúcha

Autores

  • Aline Locatelli Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo-Rio Grande do Sul.
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo-Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37990

Resumo

Os mestrados profissionais têm como foco o desenvolvimento de produtos educacionais que possam ser utilizados por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino em espaços formais e não formais. Tais produtos, apesar de se constituírem como objeto dos mestrados profissionais, não são de sua exclusividade, pois sabe-se que os professores recorrem a esses instrumentos didáticos independentemente de estarem ou não realizando curso de mestrado profissional. Além disso, sabe-se que os professores nessa condição dificilmente divulgam ou socializam esses produtos, o que pode se dar em razão da falta de incentivo durante os cursos de formação inicial e da pouca oportunidade de expor e publicar o que fazem. Tendo em vista essa constatação, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo organizou a I Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais, idealizada segundo os critérios exigidos pela Capes para validação desses produtos. O objetivo foi oportunizar, aos estudantes do programa e outros, a divulgação e validação dos produtos decorrentes de suas ações cotidianas e desvinculados de trabalhos de dissertação de mestrado. Diante do êxito do evento, buscou-se identificar as principais características dos produtos apresentados e o modo como estes são utilizados no contexto escolar. Justifica-se tal investigação por tratar de produtos que já estavam em uso pelos professores em suas práticas pedagógicas e que foram por eles desenvolvidos com base em suas vivências profissionais. O mapeamento e o estudo dos produtos apresentados no evento possibilitaram visualizar aspectos como a valorização dada às atividades experimentais no ensino de Física e Química, a presença da ludicidade no ensino de Matemática e a influência do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) como oportunidade de desenvolvimento de produtos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-10-2015

Como Citar

Locatelli, A., & Rosa, C. T. W. da. (2015). Produtos educacionais: características da atuação docente retratada na I Mostra Gaúcha. Revista Polyphonía, 26(1), 197–210. https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37990