Uma análise do processo de ensino-aprendizagem na formação de conceitos científicos de doenças epidêmicas

  • Juliana Yporti de Sena Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.
  • Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina.

Resumo

As investigações no ensino de ciências apontam que, mesmo após o período de escolarização, os estudantes apresentam dificuldades na formação de conceitos científicos. Diante dessa problemática, o presente trabalho tem por objetivo investigar o processo de ensino-aprendizagem de ciências, especificamente na elaboração de conceitos sobre o conteúdo doenças epidêmicas. Nessa perspectiva, o objeto de estudo será o processo de ensino-aprendizagem de ciências e os sujeitos da pesquisa serão os estudantes do sétimo ano de uma escola pública da região norte do Paraná. Para tanto, utiliza-se da elaboração e aplicação de um produto educacional, materializado em uma sequência didática interativa, que propõe o trabalho em grupo mediante a utilização de diversas atividades, dentre as quais se destacam as TIC, pautadas na investigação e problematização de situações que envolvem a aplicação de conceitos científicos de doenças epidêmicas. A metodologia de pesquisa tem caráter qualitativo e segue um percurso que permite diagnosticar o conhecimento prévio, o envolvimento e a participação dos estudantes em atividades investigativas, mediante o trabalho em grupo. Para interpretação dos dados será empregada a técnica análise de conteúdo de Laurence Bardin (2011) e, como marco teórico, a teoria de aprendizagem sociointeracionista de Vygotsky (2007; 2010). Espera-se que o produto educacional elaborado e aplicado seja potencial para a aprendizagem de conceitos científicos necessários à compreensão da realidade e à tomada de decisões em prol da transformação desta, no sentido de promover a participação cidadã dos estudantes na resolução de problemas em seu cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
09-10-2015
Como Citar
Sena, J. Y. de, & Rocha, Z. de F. D. C. (2015). Uma análise do processo de ensino-aprendizagem na formação de conceitos científicos de doenças epidêmicas. Revista Polyphonía, 26(1), 183-196. https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37989