Uma aula sobre reflexão da luz por investigação na EJA

Autores

  • Milton Batista Ferreira Junior Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal de Goiás, Campus Goiânia/Jataí.
  • Paulo Henrique de Souza Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal de Goiás, Campus Goiânia/Jataí.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37987

Resumo

Apresentaremos, neste trabalho, parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi testar e avaliar uma metodologia de Ensino de Ciências que os pesquisadores avaliaram ter potencial para o desenvolvimento das habilidades preconizadas nos documentos que orientam a EJA. Para testar a metodologia, foi elaborada uma sequência de ensino baseada nos pressupostos do Ensino de Ciências por investigação (SEI) e as atividades foram desenvolvidas em uma turma de secretariado na modalidade Proeja, do Instituto Federal de Educaçaão, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí. Para analisar os dados obtidos nessa pesquisa, foi utilizado o referencial de pesquisa qualitativa e a análise de conteúdo. A análise dos resultados indica que a metodologia tem um forte potencial de desenvolver as habilidades que o ensino de ciências pressupõe quando se trata de EJA, tais como o levantamento de hipóteses, a testagem de hipóteses, a resolução de problemas e argumentação, bem como o desenvolvimento de atitudes e tomada de consciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-09

Como Citar

FERREIRA JUNIOR, M. B.; SOUZA, P. H. de. Uma aula sobre reflexão da luz por investigação na EJA. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 151–166, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i1.37987. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/37987. Acesso em: 28 mar. 2024.