Estudo exploratório para caracterização de um problema social: um enfoque sobre a água

Autores

  • Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará.
  • Dayane Negrão Carvalho Ribeiro Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37982

Resumo

Este trabalho faz parte da pesquisa do mestrado profissional e a escolha do tema social para o início de sua realização deu-se por meio de um estudo exploratório de como a comunidade ao redor de uma escola pública localizada no município de Abaetetuba-Pará obtém, utiliza e descarta a água para o consumo humano. Nesse sentido, aplicou-se um questionário no quais alunos e moradores de diferentes bairros da cidade de Abaetetuba responderam questões sobre o uso, qualidade, tratamento e distribuição da água e do esgoto. Além disso, foi realizado um levantamento na base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e na Companhia de Saneamento do Estado do Pará (COSAMPA). Os resultados da pesquisa exploratória permitiram identificar que boa parte da população do município não recebe água encanada da empresa de abastecimento e, portanto, retiram água para o consumo de outras fontes. Em muitos casos, o acesso à água encanada, necessita de uma organização social da comunidade, forma pela qual as pessoas exercem sua cidadania, antes da implementação do serviço pelos órgãos responsáveis, devido os tramites burocráticos das políticas públicas. A maioria dos pesquisados considera a água de boa qualidade, porém, alguns dizem não fazer qualquer tipo de tratamento para consumi-la. A água utilizada nas residências vai para o meio-fio, ou valas abertas nas ruas, percorrendo o caminho até serem despejadas no rio. Logo, o problema do uso, tratamento, distribuição e destino da água enfrentado pela comunidade aos arredores da escola é um fato que será abordado nesta pesquisa, com um minicurso, por meio de temas, na perspectiva do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) culminando em palestras com apoio dos participantes do minicurso e a geração de material de divulgação nas demais escolas do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-10-09

Como Citar

ALMEIDA, A. C. P. C. de; RIBEIRO, D. N. C. Estudo exploratório para caracterização de um problema social: um enfoque sobre a água. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 99–109, 2015. DOI: 10.5216/rp.v26i1.37982. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/37982. Acesso em: 28 mar. 2024.