Análise dos significados matemáticos, produzidos por alunos do ensino médio na aplicação de uma sequência didática envolvendo a história da matemática na construção do conjunto dos números reais

  • Benjamim Cardoso da Silva Neto Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal de Goiás, Campus Goiânia/Jataí.
  • Adelino Cândido Pimenta Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal de Goiás, Campus Goiânia/Jataí.

Resumo

O presente trabalho trata de um projeto de pesquisa em andamento, do Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática IFG – Câmpus Jataí, que objetiva analisar a produção de significados matemáticos na perspectiva do Modelo dos Campos Semânticos (LINS, 2012) produzidos por alunos do primeiro ano do ensino médio do curso técnico em agropecuária do IFMA – Campus São Raimundo das Mangabeiras. Os livros didáticos de matemática trazem pouco ou nenhum conteúdo sobre a História da Matemática que proporciona e aguça incentivo à busca do conhecimento por parte do aluno. O conteúdo trabalhado na sequência didática será a construção do conjunto dos números reais, utilizando como recurso a História da Matemática e fazendo com que os alunos produzam significados sobre a constituição dos conjuntos numéricos, evolução, operações, e que percebam a Matemática como construção humana no processo de desenvolvimento das civilizações. Utilizaremos como referencial teórico sobre a história dos números e da Matemática Smeltzer (1953), Ifrah (1985), Boyer (1996), Eves (2004), Miguel (2009), Brito e Mendes (2009) e Stewart (2014), para estudos sobre didática e sequencia didática nos apoiaremos em Libâneo (1994) e Zabala (1998). Lançaremos mão da observação participante como forma de nos integrarmos à pesquisa e dela participar ativamente por meio de um estudo de caso, envolvendo os alunos do primeiro ano do ensino médio. A coleta dos dados se dará com o auxílio da videogravação da aplicação da sequência didática, de entrevistas com os alunos e da coleta de atividades realizadas pelos alunos. Ao fim da pesquisa pretendemos que a sequência didática aplicada no processo de desenvolvimento da pesquisa, validada após a análise dos significados matemáticos produzidos pelos alunos, seja o nosso produto de mestrado que acreditamos subsidiar a prática profissional de docentes da disciplina de matemática, disponibilizando-o na escola trabalhada e nas redes da internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
09-10-2015
Como Citar
Neto, B. C. da S., & Pimenta, A. C. (2015). Análise dos significados matemáticos, produzidos por alunos do ensino médio na aplicação de uma sequência didática envolvendo a história da matemática na construção do conjunto dos números reais. Revista Polyphonía, 26(1), 69-81. https://doi.org/10.5216/rp.v26i1.37979