Projeto em Língua Espanhola: ultrapassando fronteiras

  • Jandira Francisca de Sá Buzacchelli Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Estadual de Educação de Goiás.
  • Rosana Beatriz Garrasini Sellanes Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação/UFG.

Resumo

Este trabalho, realizado durante as aulas da disciplina Organização de Contextos de Educação Escolar, no Programa de Mestrado Profissional Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação/UFG, apresenta os resultados de uma pesquisa de campo desenvolvida em um bairro de Aparecida de Goiânia-GO, em ambiente educativo informal, o Projeto Arte e Vida. O objetivo da pesquisa foi levantar dados que subsidiassem uma proposta, integrando os membros desse projeto e a comunidade do bairro. A coleta de dados realizou-se por meio de pesquisas na internet, conversas informais e uso de um questionário. Todo o levantamento foi direcionado à área de atuação das pesquisadoras, professoras de Língua Estrangeira (LE) – Espanhol, do Ensino Básico de escolas públicas que pretendiam verificar a situação da LE naquele contexto. Os resultados obtidos apontaram que o contato com outra língua se limita às escolas, e que há uma carência de conhecimento, por parte dos participantes, sobre a cultura dos povos hispanofalantes e de suas relações com o Brasil. Tais resultados deram origem a uma proposta intitulada Projeto em Língua espanhola: ultrapassando fronteiras, que tem como objetivo principal desenvolver um curso de Espanhol, em parceria com o Arte e Vida e com ênfase em uma perspectiva intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jandira Francisca de Sá Buzacchelli, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Estadual de Educação de Goiás.
Professora da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Estadual de Educação. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Ensino na Educação Básica – CEPAE/UFG.
Rosana Beatriz Garrasini Sellanes, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação/UFG.
Professora de Espanhol do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação/UFG. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Ensino na Educação Básica – CEPAE/UFG.
Publicado
08-10-2015
Como Citar
Buzacchelli, J. F. de S., & Sellanes, R. B. G. (2015). Projeto em Língua Espanhola: ultrapassando fronteiras. Revista Polyphonía, 24(2), 219-232. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/37952
Seção
Relatos de Experiências