Projeto em Língua Espanhola: ultrapassando fronteiras
Resumo
Este trabalho, realizado durante as aulas da disciplina Organização de Contextos de Educação Escolar, no Programa de Mestrado Profissional Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação/UFG, apresenta os resultados de uma pesquisa de campo desenvolvida em um bairro de Aparecida de Goiânia-GO, em ambiente educativo informal, o Projeto Arte e Vida. O objetivo da pesquisa foi levantar dados que subsidiassem uma proposta, integrando os membros desse projeto e a comunidade do bairro. A coleta de dados realizou-se por meio de pesquisas na internet, conversas informais e uso de um questionário. Todo o levantamento foi direcionado à área de atuação das pesquisadoras, professoras de Língua Estrangeira (LE) – Espanhol, do Ensino Básico de escolas públicas que pretendiam verificar a situação da LE naquele contexto. Os resultados obtidos apontaram que o contato com outra língua se limita às escolas, e que há uma carência de conhecimento, por parte dos participantes, sobre a cultura dos povos hispanofalantes e de suas relações com o Brasil. Tais resultados deram origem a uma proposta intitulada Projeto em Língua espanhola: ultrapassando fronteiras, que tem como objetivo principal desenvolver um curso de Espanhol, em parceria com o Arte e Vida e com ênfase em uma perspectiva intercultural.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
08-10-2015
Como Citar
Buzacchelli, J. F. de S., & Sellanes, R. B. G. (2015). Projeto em Língua Espanhola: ultrapassando fronteiras. Revista Polyphonía, 24(2), 219-232. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/37952
Seção
Relatos de Experiências
Política de direitos autorais (acesso livre).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).