Distintos olhares sobre a diversidade étnico-cultural no ambiente escolar

  • Ramires Fonseca Silva Professor supervisor do Pibid/Filosofia/UFBA.

Resumo

O presente trabalho tem como propósito investigar a negação da aceitabilidade de valores civilizatórios africanos no universo educacional atual, irradiando práticas de um racismo dissimulado que tem como consequência principal inibir a formação de uma identidade já comprometida historicamente. Para isso, procede-se a um recorte na literatura disponível sobre o tema, a fim de realizar uma leitura crítica. A investigação aponta para a necessidade de se rediscutir os elementos estruturantes da identidade afro-brasileira e as barreiras constituídas historicamente, em virtude do desconhecimento da pluralidade democrática no ambiente educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramires Fonseca Silva, Professor supervisor do Pibid/Filosofia/UFBA.
Licenciado e bacharel em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador e professor supervisor do Pibid/Filosofia/UFBA.
Publicado
08-10-2015
Como Citar
Silva, R. F. (2015). Distintos olhares sobre a diversidade étnico-cultural no ambiente escolar. Revista Polyphonía, 24(2), 139-154. https://doi.org/10.5216/rp.v24i2.37947